quinta-feira, 2 de outubro de 2014


02 de outubro de 2014 | N° 17940
PAULO SANT’ANA

Efemeridade dos pássaros

Não vale a desculpa de que fui educado para comer à mesa carnes de animais sangrentos, pois minha filha foi assim também educada por mim para se alimentar de carnes verdes e se recusa a fazê-lo, tornando-se vegetariana.

São centenas os exemplos de que fomos educados por nossos pais para cultivarmos certos hábitos e nos rebelamos contra eles.

Por exemplo, quando nossos pais nos surram, às vezes até flagelando-nos, isso não importa que também surremos nossos filhos.

Nunca castiguei com um só tapa os meus três filhos e no entanto meu pai me infligia surras desumanas.

Pensei que auxílio-moradia fosse só para quem não tivesse como comprar sua casa.

Auxílio-moradia para quem já tem casa é o mesmo que pagá-lo para a tartaruga.

O casco da tartaruga não se separa dela, o mesmo que o auxílio-moradia, que é intrínseco a certas categorias funcionais.

O papagaio da minha vizinha só deixou de ficar triste quando sua dona trouxe para fazer-lhe companhia no poleiro um papagaio-fêmea.

Acho que ainda não houve lua de mel entre os dois, pois o papagaio-fêmea ainda não pôs ovos.

Mas é para breve o enlace, tanto que o papagaio já ensaiou um canto que repete a toda hora: “Amoreco, amoreco, amoreco”, palavras animais que retumbam pela casa.

Estou ansioso pela lua de mel, quero ver como serão os filhotinhos.

Por mais que eu me esforçasse em toda a minha vida, nunca vi um pássaro morrer de morte natural.

Eu queria saber se os pássaros morrem deitados em seus ninhos ou se, de repente, eles são fulminados por um infarto e caem do galho até o chão.

Ou será que há pássaros que morrem durante o voo, caem do ar como pétalas de uma margarida?

Também não sei qual é a média de idade de cada pássaro. Calculo apenas porque as casas de joões-de-barro duram cerca de 18 meses. Será esse o tempo de vida desses senhorios?

Será que a vida dos pássaros, que é tão feliz, dura, no entanto, muito pouco? Desconfio que a vida dos pássaros seja muito efêmera.


Como eles são sempre felizes, têm de ser efêmeras suas vidas para seguirem o destino curto de toda a felicidade.

Nenhum comentário: