sexta-feira, 3 de janeiro de 2025



02 DE JANEIRO DE 2025
GPS DA ECONOMIA - Anderson Aires - (Interino)

Redução de marcha nas vendas em 2025

Após um ano com bons números na produção e nas vendas, o mercado de veículos novos estima desaceleração para 2025. Mesmo com demanda ainda aquecida por automóveis zero, juro subindo a lomba novamente - e com mais intensidade - e dólar resistindo na casa dos R$ 6 pressionam as margens do setor e diminuem a parcela de pessoas aptas ou decididas a adquirir o bem neste novo ano.

Em dezembro, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projetou aumento de 5,6% nas vendas em 2025. Mesmo com a estimativa de nova alta, esse percentual está abaixo do projetado para o fim de 2024 (15%).

Segundo a associação, 2024 foi acima da curva e registrou o maior crescimento do mercado brasileiro desde 2007.

No Estado, o ano também foi bom para o ramo. Até novembro, dado mais recente, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves zero cresceram 20,6% no acumulado do ano, segundo o Sincodiv-RS/Fenabrave, entidade que representa concessionárias e distribuidoras. Para 2025, também estima redução de marcha nas vendas diante dos desafios observados na reta final do ano.

- Nós temos um incentivo à produção, da indústria, mas não temos um estímulo do mercado, vai estar mais caro financiar. Tem uma Selic mais alta, vai ter um aumento no preço dos automóveis, provavelmente acima da inflação. São cenários distintos, mas, mesmo assim, acreditamos num crescimento, mas em ritmo mais lento do que o de 2024 - pontua o presidente Sincodiv-RS/Fenabrave, Jefferson Fürstenau.

Competitividade

Por outro lado, um mercado com menos compradores, estoques altos e entrada de novos players aumenta a disputa pelos clientes. Com isso, feirões e promoções podem provocar preços menos pesados em alguns casos, segundo o presidente da entidade:

- Essa guerra de preços que está ocorrendo entre as próprias marcas faz com que o mercado se mantenha aquecido e as concessionárias competitivas. _

Essa desaceleração nas vendas de carros em 2025 pode abrir espaço para o mercado de motos. Com automóveis mais caros e aumento nos custos para manter esse item, veículos de duas rodas podem ser uma opção mais atraente

Entrevista - "Produtividade alta e IA precisam ser prioridades" - Daniel Soibelmann - Coordenador da Amcham RS

Levantamento realizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) em parceria com a Humanizadas junto ao setor produtivo do país apontou o uso de tecnologia e a alta performance no topo das tendências que mais impactarão os negócios em 2025.

Quais os principais destaques da pesquisa?

A gente viu que a inteligência artificial segue liderando. Muitas empresas entendem a importância, mas não sabem ainda muito bem como implementar ou acham que isso se resume a ferramentas que todo mundo conhece, como o ChatGPT. Mas tem várias outras frentes que já estão sendo utilizadas para negócios. O segundo tema, que era sustentabilidade, foi ultrapassado pela alta performance. As empresas têm buscado uma eficiência operacional dentro dos seus negócios e produtividade. Isso está atrelado ao ramo de IA, porque, no momento que tu consegue aplicar essa tecnologia na tua operação, naturalmente ela fica mais eficiente.

Qual a principal dificuldade para implementar a IA nos negócios?

As lideranças empresariais tendem a fazer um zoom in na sua operação muito forte. Mas é fundamental o líder conseguir fazer o zoom out, ou seja, dar um passo para trás, trocar com outros pares, ver quais são as melhores práticas que estão sendo implementadas no mercado, não só dentro da sua operação, mas com concorrentes, ou com outros parceiros, ou até mesmo com empresas de outros segmentos, de que forma elas estão implementando. A troca e a cooperação nesse sentido acabam sendo muito importantes.

Quais os desafios econômicos para 2025?

Existe uma visão de estagnação econômica, mas, ao mesmo tempo, tem uma boa visibilidade em relação ao crescimento dos negócios. A maior parte, mais da metade das empresas brasileiras estão esperando um crescimento superior a 10% para 2025, mesmo com essa preocupação. Então, as perspectivas para os negócios acabam sendo muito positivas nesse sentido.

No nosso Estado, o Rio Grande do Sul, que sofreu a maior catástrofe climática da sua história, se entidades e os setores público e privado atuarem em convergência pela retomada econômica, isso tende a ser mais efetivo e rápido.

Quais setores da economia largam na frente no Estado em 2025?

Tanto a produtividade alta quanto a IA precisam ser encaradas como prioridades dentro de qualquer negócio para não ficarem para trás. Aqui no Rio Grande do Sul, a gente tem vários segmentos, setores que se destacam.

Os ramos industrial, do agronegócio estão muito fortes aqui no Estado. O de energia também. Se esses setores conseguirem aproveitar a inteligência artificial para acelerar a produtividade, tendem a se diferenciar no mercado. _

Ampliação de espaços no aeroporto Salgado Filho

Com 10 novas lojas inauguradas desde a reabertura, o aeroporto Salgado Filho pode contar com mais duas operações.

Os espaços onde funcionavam o Transfer Prime e a lotérica, fechados após o período de interru

Entre os 10 novos pontos no terminal estão opções gastronômicas e de varejo, além de uma nova opção do terminal provocado pela enchente, estão em processo de negociação para abrigar novos estabelecimentos. A Fraport ainda não detalha quais são as novas marcas e as datas de inauguração, mas informa que essa ampliação deve ocorrer em breve.

- A cartela de operações comerciais oferecida apresenta opções de marcas regionais, nacionais e internacionais. Queremos que os passageiros se sintam cada vez mais à vontade durante sua estada no aeroporto. Nos próximos dias, novas operações serão inauguradas - afirma o diretor comercial da Fraport Brasil, Rodrigo Vieira de Sousa.

Antes da suspensão dos serviços no Salgado Filho, o complexo contava com 91 pontos comerciais. Hoje, são 101, segundo a Fraport.

Entre os 10 novos pontos no terminal estão opções gastronômicas e de varejo, além de uma nova sala VIP, chamada W Premium Porto Alegre.

A expansão das opções comerciais começou em 21 de outubro, com a volta das operações de pista no aeroporto. _

Os novos locais

Mania de Churrasco

Doce Docê

Living Heineken (duas unidades no terminal)

Fini

W Premium Porto Alegre

Bella Gula

Bob's

Kopenhagen

Vitivinícola Jolimont

GPS DA ECONOMIA

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