terça-feira, 3 de setembro de 2024


O trabalho de Porto Alegre para retomar o turismo

Durante a enchente de maio, todos os setores foram, de certa maneira, afetados. O turismo da Capital não foi diferente. E com ele, uma série de ramos que vem na esteira acabaram sofrendo. Se não tem turista, o hotel fica sem clientes, o restaurante não vende, o motorista de aplicativo fica em casa e até o vendedor do brique da Redenção fica parado. Agora, passados quatro meses da catástrofe, inicia-se a retomada do turismo de Porto Alegre.

Ainda com a água inundando bairros da Capital, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo começou a trabalhar para verificar quais os impactos.

- Passado o olho do furacão, começamos a trabalhar como iríamos mapear o impacto na economia e no turismo de Porto Alegre. Foram 45 mil empresas atingidas pela mancha de inundação, e o setor de turismo foi muito afetado em razão de que a maioria dos restaurantes da cidade fica no Centro Histórico e no 4º Distrito, que foram as regiões mais afetadas. A questão da hotelaria também. Esse setor sofreu bastante dano físico e estrutural - explica a titular da pasta, Júlia Evangelista Tavares.

Entre os 45 mil afetados, estão inseridos restaurantes, hotéis, comércio varejista e outros setores. O maior impacto foi no ramo da alimentação, com 13 mil casos. Uns dos trabalhos da secretaria ainda durante a crise foi a prorrogação de alvarás para o período da enchente, isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para imóveis atingidos, entre outras ações.

No segundo momento, segundo a secretária, iniciou-se o período de reconstrução da cidade, tanto física quanto de autoestima:

Como é que fazemos de novo essa promoção turística da cidade de Porto Alegre? Como incentivamos as pessoas a voltarem a consumir o produto local? A continuarem frequentando os restaurantes?

Um dos trabalhos que a secretaria está colocando em prática neste momento é a divulgação da cidade.

- Esse é o grande desafio, pois tem dois cenários: em um acham que o problema do RS está resolvido, que o dinheiro já chegou e que as pessoas já estão com casa e que esse é assunto passado, e o outro time acha que aqui nós estamos embaixo d?água, que todo mundo foi resgatado de bote, que não tem mais nada para se fazer e visitar. Então, precisamos atacar os dois problemas.

Para "atacar" esses dois pontos, Júlia destaca duas ações que a pasta vem colocando em prática: a cobrança de auxílios ao governo federal para os afetados, com idas a Brasília e reuniões com o Executivo, e a promoção da Capital em feiras do setor, mostrando os diferenciais e atrativos que Porto Alegre pode apresentar. 

Denúncias de assédio eleitoral

De acordo com o relatório do Ministério Público do Trabalho (MPT), são duas denúncias em Porto Alegre (sendo uma desativada), duas em Caxias de Sul e uma em Passo Fundo.

No pleito eleitoral de 2022, o Estado registrou 334 denúncias.

Em casos como esses, a denúncia deve ser feita pelo site do MPT, pelo telefone das unidades, pelo Disque 100 ou direto nas procuradorias do trabalho.

Para que as denúncias tenham efetividade, são necessárias provas do assédio. _

Protestos nas formaturas

A obra dos autores Elisa Kopplin Ferraretto e Elvino Barros traz uma pesquisa documental e entrevistas com estudantes da época. Com peculiaridades das formaturas e doses de protestos contra a ditadura militar.

- Estávamos no ano passado produzindo um material sobre os 125 anos da faculdade e deparamos que nos convites não apareciam nem paraninfos nem homenageados. Descobrimos que faziam isso em forma de protesto contra uma reforma universitária feita pelo regime militar, que ocorreu durante o curso - explica Elisa.

O ato foi repetido nos anos seguintes. Algumas vezes, homenagearam pessoas mortas. Outras formas de protesto, como discursos, mudança nos rituais de formatura, a recusa de uso da beca ou toga, foram praticadas.

- Para a universidade, foi impactante. Em 1979, a direção suspendeu a formatura, e os alunos fizeram seu próprio evento.

A obra conta com vídeos e até o áudio de uma solenidade de 1975, que estão disponíveis via QR code no livro. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: