09 DE AGOSTO DE 2021
CHAMOU ATENÇÃO
Grécia e Califórnia em chamas
A Grécia registrou ontem novos focos de incêndio na ilha de Evia, como parte de onda de calor que se iniciou em 3 de agosto e voltou a acionar mais alertas de evacuação. O incêndio é o pior já registrado na região nos últimos 30 anos, resultado de uma elevação nas temperaturas locais, que chegaram a 45ºC nos últimos dias.
O prefeito do município de Istiaia, no norte de Evia, chegou a dar entrevista à rede de televisão local para pedir mais ajuda no combate às queimadas, principalmente com o apoio de aviões e helicópteros.
Na noite de sábado, a guarda costeira grega retirou 83 pessoas das praias do norte de Evia, após a evacuação de mais de 1 mil pessoas na sexta-feira. Ontem, o Corpo de Bombeiros disse que 575 profissionais, 35 equipes de solo e 89 veículos estavam em operação para a contenção das chamas, além de quatro helicópteros e três aviões.
Outros três grandes incêndios também eclodiram ontem na região do Peloponeso, no sul da Grécia e na ilha de Creta, ao sul.
No norte da Califórnia, nos Estados Unidos, o incêndio Dixie cresceu ainda mais e se tornou o segundo maior incêndio florestal na história do Estado, enquanto milhares de pessoas fugiam do avanço das chamas, disseram ontem as autoridades locais. No início da manhã, o fogo havia destruído 187.562 hectares, aumento em relação ao dia anterior, em que 181.187 hectares haviam sido devastados.
O incêndio, que deixou três bombeiros feridos no sábado, permanecia 21% contido ontem, sem mudanças em relação ao dia anterior, informou o site CalFire. As equipes estimam que o fogo, iniciado em 13 de julho, não será extinto antes de 20 de agosto.
Os bombeiros se preparam para as altas temperaturas, que devem ultrapassar os 38ºC no meio da semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário