sábado, 8 de julho de 2023


INFORME ESPECIAL

Os planos de eletromobilidade em Porto Alegre Uma história de três séculos

Como diz o escritor Eduardo Bueno, o Peninha, "se Porto Alegre é demais, Viamão, que lhe deu origem, é mais que demais". A trajetória da cidade vizinha à Capital mistura-se à própria história do Rio Grande. E, agora, é tema de um novo e instigante livro.

A partir do século 18, os chamados Campos de Viamão foram o destino dos primeiros colonos da província. Entre as relíquias desse passado distante, está o casarão Krahe (foto), erguido nos anos de 1730 e ainda hoje preservado.

Além de guardar joias como esta, o município é, também, um refúgio ambiental. Lá, estão os parques de Itapuã e Saint-Hilaire, o Banhado Grande e o Banhado dos Pacheco. Viamão merece, pois, um olhar mais atento.A paixão pela pelas peculiaridades históricas e naturais e o desejo de resguardá-las levaram o jornalista José Barrionuevo a conceber a obra Viamão 300 Anos (ao lado), em parceria com o editor Elmar Bones e o historiador Vitor Ortiz.

- Vim para Viamão em busca de paz. Acabei arrebatado pelo esplendor desse santuário ainda desconhecido de muita gente - conta Barrio, que plantou 5 mil árvores nativas nos últimos 16 anos na região e vive na zona rural do município desde a pandemia.

Com 200 páginas ricamente ilustradas, o livro será lançado nesta sexta-feira, das 18h às 20h, na Capela Grande, a igreja matriz de Viamão, tombada como patrimônio cultural brasileiro.

Nesta semana, Porto Alegre recebeu um ônibus diferente dos modelos tradicionais usados no transporte público da cidade. Como a coluna noticiou em primeira mão, o veículo coletivo 100% elétrico carregou passageiros pelas ruas e paradas da Capital. Se tudo der certo, não será a última vez.

Conversei com o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, para saber mais sobre o projeto-piloto em gestação, que pode ser o primeiro passo de uma longa caminhada. Desafios não faltam ao sistema de mobilidade, mas não dá para pensar o futuro dos deslocamentos urbanos sem levar em conta - também - o aspecto ambiental.

Ainda em julho, a prefeitura vai lançar um chamamento público para fabricantes de ônibus com tecnologias sustentáveis. A ideia é abrir as portas para que as empresas façam testes, não só de protótipos elétricos, mas também híbridos e movidos a hidrogênio. Segundo ele, quatro empresas já sinalizaram interesse, entre elas as brasileiras Marcopolo (responsável pelo modelo usado esta semana) e Eletra e as chinesas BYD e Higer, fornecedora dos primeiros 15 elétricos de Cascavel (PR).

O secretário explica que os testes terão 90 dias e serão amplos. Chegou a haver uma experiência parecida em 2016, mas com apenas um veículo. A intenção, agora, é avaliar a adaptabilidade de diferentes formatos a Porto Alegre. Sem custos aos cofres públicos, o "test drive" será na "vida real", rodando em linhas convencionais, com seus próprios motoristas.

- A renovação da frota com tecnologias sustentáveis é uma meta de longo prazo. Com esses testes, vamos começar a avaliar o que funcionaria melhor aqui - destaca Castro.

A avaliação incluirá conforto, performance, possíveis adaptações e funcionamento das recargas. O edital está pronto, em fase de revisão.

JULIANA BUBLITZ

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