"Transformar o Brasil em uma grande nação"
Na cerimônia de inauguração oficial dos blocos B e C do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez discurso de retomada da esperança, da paz, do combate às desigualdades e à pobreza. Contrariando expectativas do público, que cantou "inelegível, inelegível" por diversas vezes antes do ato, Lula ignorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, horas antes, afastou o ex-presidente Jair Bolsonaro das eleições pelos próximos oito anos.
- Chega de violência, de miséria, de fome, de desespero. Esse país precisa mudar e eu voltei, junto com vocês, para a gente mudar e transformar esse país em uma grande nação - afirmou Lula, em discurso de 17 minutos.
Seguindo a narrativa de virada de página pós-Bolsonaro, adotou tons motivacionais, com frases de efeito como "a gente pode", e afirmou que, quem "pensa pequeno, colhe pequeno".
- Conseguimos provar que o pobre não é o problema desse país. Pobre passou a ser a solução quando o colocamos no orçamento da União - declarou o presidente.
Ele esteve ao lado da primeira- dama, Rosângela da Silva, de ministros, autoridades estaduais, municipais e servidores do hospital.
Antes do discurso de Lula, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou duas portarias que liberam, somadas, R$ 167,9 milhões para investimentos em saúde no Estado. A previsão é de que os recursos atendam hospitais em Guaíba, Santa Maria, Caxias do Sul e Bagé (radioterapia).
A plateia chegou a cantar "fica, Nísia", uma reação às pressões para que o Palácio do Planalto entregue a gestão do Ministério da Saúde ao centrão, em troca de uma base aliada estável no Congresso. A desarticulação na Câmara dos Deputados é um dos principais nós do terceiro mandato de Lula.
No palco, uma placa referente à inauguração oficial dos blocos B e C do HCPA foi descerrada por Lula e outras autoridades. Os novos prédios foram visitados pela comitiva antes do evento presidencial. O ato foi realizado em uma área externa do HCPA, com montagem de palanque e estrutura de cobertura para o público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário