segunda-feira, 26 de setembro de 2016


26 de setembro de 2016 | N° 18644 
MARCELO CARNEIRO DA CUNHA

QUANTO A INTERNET PEGOU FOGO



E voltou uma das melhores entre as melhores, Halt and catch fire, que nos mostra o passado da internet, um passado, caros leitores, que chega a ser mais fascinante do que o futuro.

Houve uma vez um mundo sem e-mail. Sem arquivos anexados. Sem jpg, sem mp3, mp4, sem @ ou www. Esses elementos foram surgindo e se construindo e transformando a vida. Assistir a essa transformação é uma oportunidade incrível, ainda mais quando muitos de nós vivemos no mundo antes, durante e depois, até mesmo porque a internet como a conhecemos existe há uns 20 anos, mais ou menos.

HCF é a história das pessoas que criaram esse admirável mundo novo. Primeiro, produzindo computadores pessoais, os PCs, acessíveis pra pessoas como o senhor aqui ao lado e esse que vos atormenta. Depois, criando programas capazes de transformar o PC no melhor amigo que a gente jamais teve. E então criando a internet, que conectou a todos esses PCs com as pessoas diante deles no mundo inteiro.

Halt and catch fire narra essa nova era desde o início, e por isso mesmo é tão boa de ver. Quem resiste a um bom modem, daqueles de linha discada, rangindo pra nos conectar a 14,4 k quando tudo dava certo? Eu nem tento resistir, e espero que o mesmo aconteça com vocês. Eles gastam um certo tempo com os dramas das pessoas, quando eu gostaria de passar mais tempo vendo as maquininhas surgindo. Mas, como sempre lembro, eu sou um insensível, e vocês, não. Aproveitem onde e quando der.

Fica a dica.

Nenhum comentário: