12 de setembro de 2016 | N° 18632
L.F. VERISSIMO
Apóstatas
Christopher Hitchens era um jornalista inglês que morava nos Estados Unidos. Ele e outro expatriado, o escocês Alexander Cockburn, eram os principais colunistas da revista The Nation e tinham inatacáveis credenciais de esquerda. Mas chocaram seus pares e seus leitores com posições surpreendentes, Hitchens apoiando a invasão do Iraque pelos americanos e Cockburn garantindo que o aquecimento global era uma mentira sustentada pelo lobby da energia nuclear. Os dois morreram sem renegar suas respectivas apostasias.
Hitchens provocou outra surpresa com um ataque à Madre Teresa de Calcutá, a quem acusou de praticar um tipo de misericórdia pouco misericordiosa e promover o fundamentalismo e o fanatismo da Igreja. Para Madre Teresa, segundo Hitchens, a caridade cristã consistia em convencer os pobres e os doentes terminais de que sua miséria era a vontade de Deus, enquanto sua pregação e seu exemplo solapavam iniciativas sociais para acabar com a pobreza e a doença sem depender de milagres. Hitchens também criticava o fato de Madre Teresa ter aceito doações da família Duvalier, que dominava o Haiti, em troca da defesa daquele regime ditatorial, e mais de US$ 1 milhão do financista americano Charles Keating antes de este ser condenado por estelionato.
Cockburn alegava que o pânico espalhado pelas notícias sobre o envenenamento ambiental causado pela queima de combustível fóssil era parte de uma campanha orquestrada. Não haveria aquecimento global com suas previsíveis consequências – catástrofes climáticas, inundações etc. – porque seria tudo invenção do lobby nuclear, para promover a energia limpa. A campanha seria tão abrangente porque não faltaria dinheiro para comprar adesões, inclusive de cientistas respeitados.
Hitchens nunca explicou bem sua opinião sobre a guerra do Iraque, que começou com uma mentira e terminou com um fracasso. O próprio Bush reconheceu que não havia razão para invadir o Iraque, a não ser pela pequena vitória de pegar o Saddam. Quanto à Madre Teresa, concordar ou não com Hitchens depende do que você pensa da santidade. A Igreja deu seu veredito e a santificou oficialmente.
Cockburn também morreu sem mudar de opinião – apesar de todas as evidências em contrário. Este é o problema com polemistas. Ter que manter suas posições, independentemente das evidências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário