sexta-feira, 9 de setembro de 2016


09 de setembro de 2016 | N° 18630
LITERATURA

O mago encontra a dançarina

Quase uma biografia. Assim pode ser definido A espiã, novo livro de Paulo Coelho, já disponível em e-book na Amazon e iBooks. Na próxima semana, a versão impressa chega às livrarias de todo os país.

A vida da dançarina Mata Hari (1876 – 1917) é contada ao longo das quase 200 páginas do livro, boa parte delas com a protagonista narrando sua saga em primeira pessoa. “Embora todos os fatos deste livro tenham acontecido, fui obrigado a criar alguns diálogos, fundir certas cenas, alterar a ordem de uns poucos eventos e eliminar tudo aquilo que julguei não ser relevante”, explica a narradora.

De origem holandesa, Mata Hari ficou famosa ao apresentar-se em Paris, onde despertava a inveja das damas da aristocracia. A inspiração para Paulo Coelho foram as cartas escritas por Mata Hari ao advogado que a defendia em um processo que a levaria à morte por fuzilamento, acusada de trair os interesses franceses e trabalhar como agente duplo na I Guerra.

A espiã parte da relação da personagem com seus pais – que deram a ela “tudo o que o dinheiro podia comprar”. Ganhar a vida com o próprio corpo teria sido ideia sua, movida pelo desejo e não apenas pela ambição: “Sim, eu era uma prostituta – se querem entender por isso alguém que recebe favores e joias em troca de prazer”. A trama se desdobra mostrando a ascensão da dançarina e os meandros de seu julgamento.

“Mata Hari foi uma das primeiras feministas, desafiando as expectativas dos homens de sua época e escolhendo uma vida independente e nada convencional”, disse o autor sobre sua personagem em entrevista recente.

Fenômeno editorial em escala mundial, Paulo Coelho já vendeu mais de 210 milhões de livros em mais de 170 países. Seu romance anterior, Adultério, foi lançado em 2014. 
ALEXANDRE LUCCHESE

Nenhum comentário: