quarta-feira, 7 de setembro de 2016


07 de setembro de 2016 | N° 18628
ARTIGOS - CASSIANO FUGA CUNHA*

BUCARESTE, BUENOS AIRES E SANTA MARIA


As três cidades do título sofreram uma tragédia em comum: o incêndio criminoso em clubes noturnos com centenas de vítimas. Em Bucareste, foram 64 mortos e pelo menos 151 feridos. Em Buenos Aires, faleceram 194 pessoas e houve 1.432 feridos. Em Santa Maria, a contagem foi de 242 almas e 680 feridos. Na contabilidade mórbida da negligência, Santa Maria ficou em primeiro lugar.

Em Buenos Aires (República Cromañón, 2004), a legislatura da cidade abriu um processo de impeachment contra o prefeito, que perdeu o cargo porque foi considerado o responsável político pela tragédia.

Em Bucareste (Club Colectiv, 2015), o primeiro-ministro da Romênia renunciou. Durante as investigações, o subprefeito e os cinco funcionários do setor que concedia as licenças na região do clube foram presos, fichados, inclusive com a retirada de amostras de DNA, e posteriormente liberados.

Em Santa Maria (2013), um dos seguranças da boate Kiss ouvido no processo criminal testemunhou que os filhos dos fiscais da prefeitura não pagavam para entrar na boate, e nada aconteceu com nenhum agente público, como se o acidente fosse responsabilidade exclusiva dos particulares, músicos e empresários, que respondem a processo criminal – além de dois pais de vítimas, que foram acusados de calúnia por dois promotores de Justiça, e que se defendem alegando a exceção da verdade.

A Câmara de Vereadores não foi capaz de destituir o prefeito ou qualquer servidor municipal, no melhor exemplo brasileiro do ninguém sabe, ninguém viu. A Justiça Militar foi a louvável exceção, pois condenou os oficiais do Corpo de Bombeiros implicados no caso.

E, agora, o governador do Estado nomeou o prefeito de Santa Maria como secretário de Segurança Pública, que inclusive é o chefe do Corpo de Bombeiros! Triste. Nos outros países, os políticos foram responsabilizados politicamente pela negligência de seus subordinados. Aqui, são promovidos. Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra. Senhor governador, entendeu ou tem que desenhar?

*Advogado

Nenhum comentário: