quinta-feira, 22 de setembro de 2016



22 de setembro de 2016 | N° 18641
ARTIGOS

MODELOS DE NEGÓCIO NOCIVOS À SOCIEDADE

Os exemplos citados têm definidos os seus modelos de negócio. As organizações criminosas que se instalaram no país não têm CNPJ, mas têm pessoas, estratégias, estrutura e planos. O sucesso do negócio é medido pelos resultados alcançados. Para essas organizações criminosas, significa obter recursos ilícitos via tráfico de influência, superfaturamento, caixa 2, recursos para o partido, enriquecimento ilícito, manter a continuidade no poder, entre outros. Cada modelagem tem por trás uma engenhosa concepção. Felizmente esses modelos não têm se perpetuado.

O que falta? Em administração, há dois outros aspectos que devem ser considerados. O primeiro trata do sistema de gestão, que é a operação de um conjunto de elementos inter- relacionados visando alcançar os resultados do modelo de negócio. Operar um modelo de gestão numa organização lícita é complexo. Imaginem numa ilícita. Apenas para ilustrar, vejam o exemplo na série Brea- king bad. O segundo aspecto trata das auditorias externas que visam à garantia da conformidade das práticas do sistema de gestão, incluindo o atendimento às regulamentações.

Numa organização lícita, os dados e informações são abertos à auditoria, havendo mesmo assim problemas em algumas. Numa organização ilícita, não há auditoria. Mas felizmente temos o Ministério Público e a Polícia Federal investigando, identificando falhas no sistema de gestão destas organizações e, puxando o fio da meada, desbaratando o crime organizado. Gestão é algo complexo. Agradecemos a incompetência dos meliantes. Ainda é preciso fortalecer as instituições fiscalizadoras e o apriMORO da legislação, antes que os contraventores aprendam a gerir seus criativos modelos.

*Engenheiro, mestre em Administração, membro da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ)

Nenhum comentário: