quarta-feira, 7 de setembro de 2016



07 de setembro de 2016 | N° 18628 
DAVID COIMBRA

Eu é que sou seu fã


Figura injustiçada e pouco conhecida, na política brasileira, foi Roberto Campos.

Roberto Campos está, para a política, como Zé Carlos está para o futebol.

Você se lembra do Zé Carlos? Volante do Cruzeiro de Minas. Jogava um futebol macio e escorreito como uma frase do Truman Capote, algo parecido com o Xavi, do Barcelona, só que com mais força e mais precisão no chute. Sobre ele, disse-me uma vez o Tostão:

– O Zé Carlos nunca deu um drible. E nunca errou um passe. Definição tão linda de jogador, que sempre a repito, para cansaço dos meus amigos.

O Tostão é mesmo craque, e não só com a bola no pé, mas com a caneta na mão, se você me permite tergiversar.

E, já que tergiverso, deixe-me contar outra história que volta e meia conto. É de Tostão. Você sabe que Tostão teve de abandonar prematuramente o futebol porque uma bolada no rosto lhe descolou a retina. Jamais esquecerei da foto dele saindo de campo com o rosto ensanguentado. Ficou tão ressentido com o destino, que desistiu da bola. Não via mais jogo, não falava mais sobre o assunto, anunciou que se dedicaria apenas à medicina e pediu que o chamassem de doutor Eduardo. Mas o amor pelo futebol é fogo que arde sem se ver, e Tostão voltou e se tornou um dos melhores comentaristas do Brasil.

Exercendo essa função, numa das Copas do Mundo, ele foi até a área de alimentação reservada para a imprensa, pegou no bar um sanduíche vulgar e sentou-se em um banco para enganar a fome. Surgiu, então, um senhor que, muito educadamente, perguntou se poderia sentar-se ao seu lado. Tostão disse que sim. E o senhor, acomodando-se, confessou:

– É que sou seu fã...

Aí, Tostão olhou melhor para suas feições e, perplexo, começou a gaguejar:

– M-as... E-espera aí... O senhor... Como o senhor se chama?

E ele:

– Alfredo. – Meu Deus! – exclamou Tostão. Era Alfredo Di Stéfano. Tostão, emocionado, o abraçou:

– Eu é que sou seu fã! E nós, meros mortais, fãs de ambos.

Mas, retomando a primeira tergiversação, digo que Zé Carlos era craque, e que deveria ter sido titular da Seleção Brasileira. Não foi porque era, também, tímido ao extremo. Em 1978, já veterano, Zé Carlos saiu do Cruzeiro e foi para o Guarani de Campinas. Tornou-se o vértice de um meio-campo famoso, formado também por Zenon e Renato, e liderou o time na conquista do Campeonato Brasileiro. Uma façanha.

Conheci Zé Carlos muito proximamente, quando eu e ele chegamos a Criciúma, em 1986. Ele foi o técnico do time que conquistou o primeiro campeonato estadual da história do clube, e eu era repórter do Diário Catarinense. Foi um bom ano para nós dois.

Zé Carlos é um homem humilde até em demasia. Não lhe faltava talento, faltava-lhe certa habilidade política, que era também o defeito de Roberto Campos, como destaquei no primeiro parágrafo. Aconteceu com Roberto Campos algo interessante, que, de certa forma, acontece agora. Mas tergiversei. Terei de voltar ao tema amanhã. Até.

Nenhum comentário: