sábado, 16 de novembro de 2024


16 de Novembro de 2024
Artigos

Crise climática e conhecimento técnico

Há poucos anos, as mudanças climáticas e suas consequências pareciam uma realidade distante. Vivíamos como se houvesse tempo para implantar ações mais contundentes de adaptação e mitigação frente aos eventos extremos que poderiam nos afetar no futuro. O foco eram as próximas gerações.

No entanto, a realidade que se impõe é outra. Hoje, a urgência dessa temática é inegável. Os fenômenos naturais extremos são parte do cotidiano, assunto das rodas de conversa e fonte de medo e ansiedade.

Nós, gaúchos, vivenciamos recentemente a tragédia de um desastre natural. As chuvas de maio no RS deixaram um rastro de prejuízos econômicos e sociais. Foram tempos difíceis em que a união e a resiliência do nosso povo se mostraram fundamentais. O Crea-RS, que celebrou 90 anos naquele mês, atuou prontamente no auxílio à reconstrução. Com sua infraestrutura afetada, o Rio Grande necessitava dos profissionais das engenharias e geociências. Pelo Programa Reconstruir-RS, mobilizamos voluntários às regiões afetadas, produzindo mais de 700 laudos técnicos essenciais à obtenção dos recursos do governo federal.

Estamos reconstruindo nosso Estado. Porém, como engenheira ambiental e presidente do Crea-RS, trago à reflexão a necessidade premente de valorizar o conhecimento técnico em todos os âmbitos institucionais, especialmente no debate e na consolidação das políticas ambientais.

Neste ano, o Confea criou o GT COP30, do qual faço parte, em preparação à conferência climática que acontecerá em Belém, no Pará, em 2025. A COP29, no Azerbaijão, abordará temas cruciais como transição energética e adaptação às mudanças climáticas, pautas que exigem o protagonismo de nossos profissionais, que têm a capacitação e as competências necessárias para desenvolver novas tecnologias, alinhando desenvolvimento e sustentabilidade.

Representando com orgulho os mais de 86 mil profissionais registrados em solo gaúcho, tenho a certeza de estarmos prontos para essa missão! As mudanças climáticas não serão mitigadas sem os engenheiros, agrônomos e geocientistas do Sistema Confea/Crea e Mútua. 

Nanci Walter - Engenheira ambiental e presidente do Crea-RS

Nenhum comentário: