terça-feira, 19 de novembro de 2024



19 de Novembro de 2024
OPINIÃO DA RBS

O diálogo constrói, o insulto atrapalha

Produzir consensos e fazer com que a reunião do G20 tenha resultados práticos exige habilidade diplomática, bom senso e cuidado com as palavras. A ponderação é ainda mais importante em um cenário global de divisões político-ideológicas acentuadas e motivadas por conflitos armados. Cabe ao Brasil, anfitrião do encontro, ser modelar na postura equilibrada para evitar que impasses frustrem os encaminhamentos finais da cúpula entre as maiores economia do mundo.

O próprio Lula já criticou Musk em termos duros. Mas, mais sensato ou esperto, desta vez desautorizou a esposa, mesmo sem citá-la. "Não temos que xingar ninguém", disse o petista, direcionando o foco para a pauta do encontro no Rio.

A declaração final do encontro do G20, prevista para ser assinada hoje pelos chefes de Estado, ainda ontem era motivo de intensas negociações e pressões. Taxação de grandes fortunas, posição sobre guerras em andamento e financiamento para a transição energética e de medidas para mitigar o aquecimento global e suas consequências eram temas à espera de consenso. Só com diálogo será possível alcançá-lo. Insultos apenas estorvam.

Nenhum comentário: