sábado, 7 de agosto de 2021


07 DE AGOSTO DE 2021
ELIANE MARQUES

ALÉM DOS MITOS GREGOS

No mínimo, é interessante o fato de a psicanálise, pela boca de suas psicanalistas, ainda hoje se valer de mitos gregos para falar de aspectos gerais do psiquismo (sujeito, família, lei, desejo), como se só eles pudessem dar conta das relações fundamentais que estruturam certa comunidade de falantes. Édipo, Narciso, Antígona, Aquiles e semelhantes parecem ser o único tom de voz suportado pelas psicanalistas.

Freud gostava de arte africana, mas talvez fosse muito exigir que emprestasse os olhos para o que não era tido como cultura clássica. Mesmo os mitos judaicos foram vistos de longe por ele, exceto em Moisés e a Religião Monoteísta (1939), quando, para discutir "o retorno do reprimido", apresenta algumas narrativas sobre a morte e o nascimento de Moisés.

No conhecido Totem e Tabu (1913), preocupado com as origens, ele inventa um mito de fundação da humanidade assentado no parricídio do pai da horda primitiva. A partir desse crime primordial surgiram as leis de parentesco e de vedação tanto do incesto como do assassinato, ou seja, a sociedade se constitui como tal. Não direi que se trata de igual mito, por que o outro nunca poderá ser o mesmo, mas Exu come tudo e ganha o privilégio de comer primeiro, por exemplo, também trata da instauração de um laço social a partir de um fratricídio.

Exu tinha uma fome insaciável. Comeu todos os animais, frutas, inhames, ingeriu todo o vinho de palma, o azeite de dendê e os obis, do lugar onde vivia. Ele ameaçava engolir o mar. A pedido de Orunmilá (o pai), seu irmão (Ogum) o matou. Contudo Exu continuava a devorar. O povo estava apenas pele e osso. Um sacerdote que consultara o Ifá advertiu Orunmilá de que a fome de Exu deveria ser aplacada. Orunmilá o escutou e incluiu palavras na fome de Exu ordenando que doravante, a fim de que se mantivesse a vida, sempre que se fizessem oferendas aos orixás, Exu deveria ser servido primeiro.

A ordem do pai não se destina a Exu, mas a nós que passamos a integrar o laço social aceitando entrar na pele desses que servirão Exu primeiro. E não me refiro aos rituais afro-brasileiros. O mito fala de uma renúncia a algo para que um novo tenha lugar - se Exu deverá ser servido primeiro é por que tal ordem possibilita que outres, e não apenas um, tenham lugar à mesa. A palavra primeiro substitui a palavra tudo, de modo que não mais nos preocupemos, pois haverá comida para quem quiser comer.

Bom que a psicanálise também servisse a Exu e não apenas a Édipo.

ELIANE MARQUES

Nenhum comentário: