04 DE JANEIRO DE 2021
EM DIA
CANSAÇO OU ESPERANÇA?
2021 chegou! E com ele um desejo de que dias melhores possamos viver. Surge em muitos de nós a esperança de um ano realmente novo. Esperança do verbo esperançar, e não de esperar. Esperançar significa ir atrás, não desistir. "Mas ir atrás mais do que já temos ido?" Só de pensar já ficamos cansados. A ideia é ir atrás da vida que você deseja ter. A pandemia nos trouxe essa oportunidade de reflexão e chegou a hora de agirmos. Estamos cansados, inclusive, de planejar uma vida melhor a cada início de ano. E ao longo dos dias, sermos engolidos por uma cultura de produção. E nesse sentido é interessante observar os ciclos da nossa sociedade.
Pensadores como Freud e Foucault escreveram sobre a sociedade da repressão, obediência, do controle, onde quase tudo era proibido. Hoje vivemos o que o filósofo Byung-Chul Han chama de a sociedade do cansaço, vítima da sua própria superprodução, hiperatividade e da busca da eficiência em tudo. O sujeito da obediência virou sujeito do desempenho, que se autoexplora. Sente que é preciso fazer tudo para ser alguém. Gera esgotamento, porque a pressão não vem de fora, mas de si próprio. Vivemos com a permanente sensação de que não fizemos tudo o que podíamos. Achamos que temos que saber de tudo, o tempo todo. A pressão de desempenho e o excesso de informações geram estímulos que destroem a atenção, pela necessidade de sermos multitarefa. Nossa vida ativa está somente ligada ao trabalho.
Criamos uma ditadura para nós mesmos. Isso fez aumentarem as doenças da mente: depressão, burnouts, síndrome do impostor (o medo de não ser bom o suficiente). A primeira resposta à pandemia foi a hiperprodutividade. O rabino Nilton Bonder já disse que "a incapacidade de parar é uma forma de depressão". Mas nem tudo é problema. As grandes oportunidades, que sempre estiveram na "cidade grande", agora nos permitem trabalhar de qualquer lugar. As empresas começam a se ocupar com o bem-estar das pessoas, oferecendo experiências de autoconhecimento. Cresce a meditação nas corporações como forma de esvaziar a mente.
Com o ano apenas começando, está em nós definirmos que tipo de vida queremos viver, que ambiente queremos para trabalhar. Que 2021 seja o ano de pôr em prática tudo o que foi possível refletir em 2020. Esperançar viver a vida que desejamos ter, agindo agora confiantes de que merecemos mais amor à vida e ao trabalho. E menos cansaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário