14 DE JANEIRO DE 2021
CHAMOU ATENÇÃO
A maior tartaruga entre nós
A praia de Arroio do Sal, no Litoral Norte, registrou evento inédito na terça-feira: a desova de uma tartaruga marinha ocorrida durante a madrugada, em dunas que ficam na faixa de areia da área central da cidade. Trata-se da espécie identificada como tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), que, segundo informações do projeto Tamar, pesa, em média, 400 quilos e pode medir até 1m78cm de comprimento.
O local da desova está provisoriamente isolado e deverá ser preservado ao longo do desenvolvimento dos filhotes, que podem nascer dentro de três meses. A desova foi confirmada pelo Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar). Conforme Maurício Tavares, biólogo do Ceclimar, esta é a espécie das maiores tartarugas do mundo que, no Brasil, têm como principal rota de desova o litoral do Espírito Santo. Ele conta que essa foi a segunda identificada em praias gaúchas - a primeira foi em 1995, na Praia Paraíso, em Torres.
- A desova de tartarugas não é comum no sul do país, mas, no caso desta espécie, não é a primeira vez que acontece fora de rota. Já foram registradas no Rio de Janeiro, no Paraná e em Santa Catarina, sendo que no Paraná elas continuam voltando ao longo das temporadas - afirma o biólogo.
Segundo Tavares, por se ter mexido o mínimo possível nos ninhos, não é possível saber exatamente quantos ovos foram deixados. Porém, pelos estudos acerca da espécie, estima-se que, a cada desova, sejam deixados cerca de 100 ovos e que, destes, cerca de 80 estejam fecundados, sendo que o desenvolvimento das tartarugas filhotes ainda depende das condições climáticas e da segurança a ser mantida no local.
MILENA SCHÄFER
Nenhum comentário:
Postar um comentário