sexta-feira, 29 de janeiro de 2021


26 DE JANEIRO DE 2021
NÍLSON SOUZA

A mulher da minha vida 

O secretário municipal da Saúde da cidade goiana de Pires do Rio furou a fila de idosos e deficientes para arranjar um lugarzinho para a mulher da sua vida. Na verdade - deixando para o final a metáfora náutica -, o que ele fez foi dar um jeitinho de separar uma das raras vacinas contra a covid-19 no seu município para imunizar a própria esposa, que não fazia parte do grupo prioritário. Virou escândalo e exoneração, evidentemente.

O homem, que também é pastor de uma igreja local, reconheceu o erro, pediu desculpas e se justificou com uma verdadeira declaração de amor conjugal: "Foi com intuito de resguardar e preservar a saúde e a vida da mulher da minha vida. Sou capaz de dar minha própria vida por ela".

Bonito, né? Mas não deixa de ser desonesto e imoral, ainda que muita gente esteja fazendo o mesmo por motivos menos nobres. E não só no Brasil. Casos de furadores de fila vêm pipocando em várias partes do mundo, inclusive em países de reconhecida tradição civilizatória. Um dos mais rumorosos é o do chefe do Estado-Maior da Espanha, general megaestrelado, que pediu demissão do cargo depois de ser flagrado na esperteza.

Na hora do salve-se quem puder, é mesmo difícil ser forte, aguerrido e bravo, como recomenda nosso polêmico hino. A inspirada Clarice Lispector deixou registrado que coragem e covardia são um jogo que se joga a cada instante da vida. No contexto da pandemia, os furadores de fila não merecem clemência. Pode até parecer que o pastor de Pires do Rio foi menos egoísta do que o militar espanhol, pois não pensou apenas em si próprio, e sim na mulher de sua vida.

Mas desconsiderou que aquela dose de vacina surrupiada pertencia a alguém que também é o amor da vida de outro alguém.

Opções para o Titanic: a) Você fica no navio com a orquestra até o naufrágio total. b) Empurra os mais frágeis e pega um lugar no bote. c) Salta na água e tenta nadar até cansar.

Como se vê, esperar pela nossa vez na fila da vacina não é tão angustiante assim.

PS: E, se você quiser saber sua chance de sobrevivência no Titanic, independentemente da decisão tomada, consulte gzh.rs/3sWHOKg.

NÍLSON SOUZA

Nenhum comentário: