quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024


08 DE FEVEREIRO DE 2024
+ ECONOMIA

"Ônibus" empaca e Milei fica a pé

Diante da derrubada em cascata dos artigos da Lei Ônibus, apresentada pelo presidente da Argentina, Javier Milei, a bancada de seu partido decidiu interromper a sessão de terça-feira. Na prática, o projeto foi retirado. O líder de La Libertad Avanza, Oscar Zago, ainda tentou dizer que "não é nenhuma derrota nem passo atrás". Mas o tom do próprio Milei foi diferente: em Israel, onde cumpre agenda, acusou ontem os deputados da oposição de "esquartejar" a lei e, com isso, "roubar dos argentinos". 

O porta-voz do governo, Manuel Adorni, confirmou estudo de outras "ferramentas constitucionais" (destaque da coluna), como plebiscito ou decretos. Antes que o S&P Merval, principal índice da bolsa de valores local desabasse 5% , o ministro da Economia, Luis "Toto" Caputo, afirmou que a derrota "não afeta nem minimamente" porque a "Ônibus" seria apenas um quarto do comboio de suas medidas para reduzir o déficit.

Criado como Laboratório Industrial Farmacêutico, o Lifar faz parte do grupo Panvel, com um detalhe: é mais antigo, fundado em 1969, enquanto a rede de farmácias com esse nome foi criada em 1973, com a fusão da Panitz com a Velgos. O Lifar era da Panitz, enquanto a Velgos tinha outro, o Sanitas, ainda anterior, de 1932.

É em uma unidade no bairro Navegantes que são feitos produtos de higiene e beleza, não só com a marca Panvel, mas para redes de outros Estados, como a Araujo, de Minas Gerais, e a Pacheco (São Paulo), que reconhecem a qualidade do fornecedor.

O desenvolvimento de produtos com reconhecimento nacional ocorre de duas formas: pode ser criado para compor o banco de fórmulas do Lifar ou feito sob encomenda de clientes, seja a própria Panvel ou outros. A primeira forma é exercitada com base nas tendências do segmento e de eventuais necessidades de cada fase. Na segunda, atende à demanda.

Transformar uma ideia em hidratante, protetor solar ou sabonete líquido leva de 12 a 24 meses, porque todo o processo precisa seguir normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma dessas regras determina que é preciso fazer limpeza completa das máquinas a cada lote de produto, mesmo que entre em seguida um exatamente com a mesma fórmula.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário: