terça-feira, 6 de fevereiro de 2024


06 DE FEVEREIRO DE 2024
+ ECONOMIA

Gigante pode "fazer sombra" à Renner

A maior fusão no varejo em uma década vai unir a mineira Arezzo&Co e a carioca Soma para criar a segunda maior empresa no segmento, só abaixo da Lojas Renner, como disse à coluna Cecília Rapassi, sócia-diretora da Gouvêa Fashion Business, com 20 anos de experiência no setor.

Para lembrar, em 2022 a rede gaúcha apareceu no radar de possíveis aquisições da Arezzo, quando a empresa começou a sinalizar que pretendia se transformar em uma "house of brands" (casa de marcas).

O negócio vai gerar uma das maiores concentrações de marcas do mundo, muitas com rede própria de lojas. Um dos motivos é enfrentar as marcas chinesas no Brasil.

É um conglomerado diferente da Renner: Arezzo e Soma têm lojas separadas para cada uma das marcas, enquanto a rede gaúcha usa nomes distintos para suas coleções, mas vende todas juntas em unidades maiores. E enquanto a Renner foca em peças mais acessíveis, a empresa resultante da fusão concorre na mesma faixa de renda com algumas marcas, mas também entra em faixas de maior poder de compra, como a Animale.

Especialistas em varejo não descartam que, depois da liberação legal da fusão, a companhia que resultará da união entre Arezzo e Soma fique mais parecida, concentrando essas marcas em lojas que ofereçam todas as opções, inclusive para reduzir custos e aumentar o lucro. Caso isso se confirme, pode "fazer sombra" à que é hoje o maior varejo de moda do Brasil.

Assim como a Arezzo, a rede gaúcha fez uma oferta de ações, mas surpreendeu ao não comprar concorrentes, mas empresas complementares. A primeira foi a Repassa, um brechó virtual, e a segunda foi a Uelo, plataforma de logística focada na parte final da entrega para o cliente, chamada no segmento de "última milha". Também preferiu investir em um grande centro de distribuição em Cabreúva (SP).

Uma gaúcha crucial

Na apresentação ao mercado, o CEO da Arezzo, Alexandre Birman, comentou que clientes costumam se espantar ao serem informados de que os modelos da marca são desenvolvidos em apenas 45 dias em Campo Bom. Em 2022, a Arezzo inaugurou o ZZ Hub, aceleradora de produtos e negócios digitais em Campo Bom. Na época, Birman disse à coluna que queria fazer aquisições na área de inovação. Desde então, aumentou muito sua ambição.

MARTA SFREDO

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