Procura expande consultoria gaúcha
Consultoria especializada em gestão ambiental e ESG, a Ecovalor, fundada em Taquara, iniciou uma operação no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Completando 11 anos de mercado em fevereiro, e atuação em 15 Estados, esta será a quinta unidade da empresa, que também tem representações em Caxias do Sul, Gramado e Fortaleza (CE), além da matriz em sua cidade de fundação.
Conforme destaca a Ecovalor, a presença em Porto Alegre visa uma maior aproximação com os clientes da Região Metropolitana, para atender a crescente demanda por soluções ESG das empresas nesta área.
- As empresas estão buscando estar alinhadas com as melhores práticas de sustentabilidade e ESG. Estamos há uma década no mercado e, nos últimos três anos, é impressionante o quanto o tema passou a ser valorizado pelas empresas. Este é um movimento sem volta e urgente, de adaptação das organizações a pressões como as mudanças climáticas, novas gerações e regulações socioambientais - destaca o CEO Elias Neto.
A empresa iniciou sua atuação no setor calçadista, em parcerias com Abicalçados e Assintecal. Hoje, tem clientes como Arezzo, Soprano, Calçados Beira Rio, Copag, Vicunha e Dauper Biscoitos.
Na Serra, atua em projetos como o W Hotel, bandeira de luxo da Rede Marriot, e o ClubMed, renomada rede de resorts francesa, ambos em Gramado. No centro do país, o foco é o agronegócio. Atende o Grupo Conceito, um dos maiores de Goiás, nas áreas de estratégia ESG, inventário e créditos de carbono.
Falta de consciência afasta clientes
Cerca de 56% dos consumidores afirmam que já deixaram de consumir produtos ou serviços de uma empresa que não se preocupa com temas ambientais e sociais. O dado é do Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, do Kantar Ibope Media. A pesquisa sobre ESG (governança corporativa, social e ambiental) ouviu 26 mil pessoas, de 33 países. O recado às empresas é que investir em sustentabilidade e inclusão social é essencial.
- O estudo revela mudança significativa no comportamento do consumidor. Ter responsabilidade socioambiental não é mais opção, é essencial para a continuidade de negócios - diz Ricardo Fragoso, vice-presidente de ESG da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).
A Abrac reforça que a norma ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental - é uma aliada para implementar práticas ambientais sustentáveis, como reciclagem, consumo consciente de energia e redução das emissões de gases de efeito estufa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário