terça-feira, 27 de fevereiro de 2024


27 DE FEVEREIRO DE 2024
+ ECONOMIA

Quiero Café y yo también Onde estão 1,5 mil quilômetros de ferrovia que sumiram no RS?

O RS permanece fora do mapa das ferrovias. Cercada de expectativas no governo passado, a prorrogação da concessão da Malha Sul (que também envolve SC, PR e SP) não evoluiu. Após a troca na gestão federal, as esperanças se renovaram e nada aconteceu.

Pelo contrário. A exemplo do que já ocorria quando o titular da Infraestrutura era o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, as atenções seguem no Sudeste. Desde 1996, ano que demarca a concessão, hoje gerida pela Rumo Logística, a malha férrea gaúcha encolheu. Dos 3,15 mil quilômetros ativos, restaram só 1,6 mil quilômetros de traçado.

A Fronteira Oeste e a Metade Sul, de onde brota parte do arroz, da soja e do milho gaúchos, ficaram sem vagões. Em agosto de 2023, uma reunião na ANTT realinhou as diretrizes. Na ocasião, discutiram-se as obras nas malhas Paulista, Sul e Oeste.

A meta era "tentar entender problemas, agir na articulação e sugerir soluções para garantir a execução do cronograma de entregas". Um relatório da Rumo indicou investimentos de R$ 20 bilhões obrigatórios e entregues desde 2015 até o primeiro semestre deste ano.

Fala e números embelezam o quadro que, na prática, é bem diferente. A concessão passa por São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui 16 entroncamentos e 16 pontos terminais. São quatro corredores, seis ramais, 38 estações com origem de carga e 115 rotas que levam a três portos: Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS). 

Os trens, "quanto mais ao Sul, pior", são velhos, lentos e com infraestrutura danificada, concordam especialistas ouvidos pela coluna. A cada ano, cerca de R$ 125,3 bilhões, ou seja, 21,5% do PIB gaúcho, segundo aponta a Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura (Camaralog), escorrem em grãos desperdiçados no RS.

Enquanto nada acontece para alterar a situação e os prejuízos, o Tribunal de Contas da União (TCU) entrou em cena e - com base em decisão de dezembro, que definia pagamento adicional de R$ 1,170 bilhão pela Rumo, referente à otimização do contrato - gerou acordo no valor de R$ 2,6 bilhões.

O contrato, assinado junto ao Ministério dos Transportes, é, justamente, para "corrigir distorções e tornar a operação da empresa mais eficiente e garantir avanços na política ferroviária brasileira", afirmou o ministro Renan Filho. Outra vez, as palavras adornam a paisagem. Mas a pergunta é: onde estão os 1,5 mil quilômetros da ferrovia gaúcha que sumiram nos últimos 27 anos?

Com inauguração prevista para o início de abril, o Quiero Café terá mais uma unidade em Porto Alegre. Os gestores investiram cerca de R$ 900 mil na nova operação.

O espaço, na Avenida Wenceslau Escobar, 1.467, no bairro Cristal, será a sétima unidade da marca na Capital. O proprietário da nova franquia do Quiero Café na Capital é Felipe Lohman. O empreendedor já tem também outras operações da marca em Capão da Canoa, Tramandaí e Tubarão (SC).

- Muitos clientes que frequentam as minhas unidades do litoral são de Porto Alegre e moradores da Zona Sul. Sempre recebia deles muitos pedidos por uma loja do Quiero por lá, e isso me motivou a investir na região - afirma Lohman.

A rede já tem 61 unidades no Brasil, espalhadas por cinco Estados. Em 2023, a marca inaugurou 14 lojas, e faturou R$ 152 milhões. O valor representou alta de 56,7% em relação ao ano anterior.

- A nossa expansão não se dá por metas a serem buscadas a qualquer custo, mas através da construção de relacionamento sólido com os inicialmente candidatos a franquia, e depois de fato franqueados da rede - destaca Matheus Fell, sócio-fundador da marca.

A coluna publicou ontem uma nota sobre como é feito o azeite de oliva no Rio Grande do Sul. O QR Code para acessar o vídeo, porém, não funcionou. Quer entender como o azeite extravirgem, chamado de "ouro líquido", sai verde da linha de produção?

Aponte a câmera do seu celular para o código ao lado e confira o passo a passo da produção de azeites na Prosperato, empreendimento situado em Caçapava do Sul, na região central do Estado.

RAFAEL VIGNA INTERINO

Nenhum comentário: