terça-feira, 6 de fevereiro de 2024


06 DE FEVEREIRO DE 2024
NOVA COMPANHIA

Arezzo e Grupo Soma confirmam fusão

A Arezzo & Co e o Grupo Soma selaram o acordo para formar uma gigante do varejo de moda. A fusão dos dois negócios formará empresa que pode chegar a R$ 12 bilhões em valor de mercado e terá 34 marcas e mais de 2 mil lojas, entre próprias e franquias.

A decisão foi tomada no domingo e anunciada oficialmente ontem. Do lado da Arezzo, estão marcas como Vans, Alexandre Birman e Schutz. Pelo Grupo Soma, a Hering, Farm, Animale e outras.

No evento de oficialização realizado ontem, Alexandre Birman, da Arezzo e presidente-executivo da nova companhia, disse que a empresa será estruturada "ao longo deste ano, sem pressa". O cronograma da operação prevê assembleias gerais extraordinárias para aprovações no primeiro semestre deste ano. A data limite para a conclusão da fusão definida é o primeiro semestre de 2025.

Falando nas melhoras operacionais que a incorporação trará, Birman citou a troca de experiências nas gestões de plantas industriais e canais de vendas. Um dos focos iniciais será a expansão da categoria calçados nas marcas Farm, Animale e Hering. Outro ponto será a otimização de franquias Hering, além do desenvolvimento deste canal na Farm, de acordo com Birman:

- Nos tornamos o maior agente de franquias do Brasil - enfatizou.

A nova companhia vai ter quatro verticais. A de calçados e acessórios femininos ficará sob o comando de Luciana Wodzik. Hering será uma vertical independente, com Thiago Hering como presidente-executivo.

Roberto Jatahy, do Soma, será líder da vertical de vestuário feminino e Rony Meisler, de vestuário masculino. A nova marca deve ser apresentada em quatro meses.

Fortalecimento

Na avaliação do professor de varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ulysses Reis, a decisão de unir os dois grupos ocorre como um reflexo de fatores como as dificuldades do setor de moda e queda no valor de mercado das empresas separadamente.

Segundo Reis, a fusão da Arezzo e Soma segue o exemplo de outros grandes grupos de moda no Exterior que uniram forças para fortalecer os negócios. Para o especialista, buscar sinergias entre marcas focadas em públicos tão diferentes, ou de marcas que competem entre si pode ser um ponto de atenção para a companhia.

- Eles precisarão avaliar bem o catálogo de marcas dos dois grupos. Juntar negócios deste tamanho não é algo simples - analisa.

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