sábado, 1 de julho de 2023


01 DE JULHO DE 2023
LEANDRO STAUDT

O tesouro do São Pedro

O Hospital Psiquiátrico São Pedro guarda um pequeno tesouro. Mesmo que possa estimular a imaginação, com certeza, o maior valor é histórico. A origem está no lançamento da pedra fundamental do hospício no arraial do Partenon, em Porto Alegre.

O presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Carlos Thompson Flores, comprou as terras junto à Estrada do Mato Grosso, atual Avenida Bento Gonçalves. Em 2 de dezembro de 1879, em prestigiada celebração, deu largada à obra, projetada pelo engenheiro Álvaro Nunes Pereira.

Durante a cerimônia, em um vão junto à pedra fundamental, foi colocada uma caixa de zinco, com outra de madeira dentro. De acordo com ata sobre o lançamento, Thompson Flores depositou moedas nacionais de cobre, níquel, prata e ouro, além de jornais do dia. Ele também deixou uma mensagem saudando a obra do hospício para tratar "os infelizes acometidos de alienação mental".

Onde está o tesouro? Pela descrição da ata, embaixo do primeiro prédio. O texto indica que a caixa de zinco foi soldada em todos os lados para perpetuar a memória da construção. Sobre a pedra fundamental e a caixa, continuaram a "levantar o alicerce do edifício".

Em 29 de junho de 1884, o governo da província inaugurou o primeiro dos seis blocos do Hospício São Pedro. Na véspera, chegaram 41 "alienados", transferidos da Santa Casa de Misericórdia e da cadeia pública. Outros dois blocos foram concluídos dois anos depois. Com necessidade de espaço, surgiram mais três pavilhões até 1903.

No auge da ocupação, entre o final dos anos 1960 e início da década de 1970, o hospital chegou a ter 5 mil internados. Cenário de vários filmes, o conjunto de prédios é tombado pelo Estado e pela prefeitura de Porto Alegre. O restauro começou, mas está suspenso.

Sem dúvida, o maior tesouro do São Pedro é o prédio histórico, que precisa ser recuperado. Será que a caixa de moedas será encontrada um dia?

LEANDRO STAUDT

Nenhum comentário: