quinta-feira, 26 de abril de 2018


26 DE ABRIL DE 2018
RBS BRASÍLIA

Uma semana de feriadão


Repetir que o Senado e a Câmara estão paralisados virou um clichê. Ontem, em sessão do Congresso marcada para as 16h, era patético assistir a deputados e senadores se revezando na tribuna e solicitando para colegas registrarem presença, uma hora após o início do encontro. Os pedidos eram para que os parlamentares fizessem o óbvio: trabalhar. Enquanto isso, nos bastidores, um acordo era costurado para analisar todos os vetos presidenciais da pauta, depois retomar a sessão da Câmara e tentar zerar a pauta do dia. A pegadinha? 

Agilizar tudo para que os parlamentares possam retornar para suas bases eleitorais na quinta-feira e só voltar a Brasília em 8 de maio. Sim, uma semana de feriado, afinal, no vocabulário congressista, não é usual trabalhar de quarta a sexta-feira. Agora, se olharmos pela lógica do Congresso, os parlamentares viriam trabalhar na quarta-feira, após o feriado de 1º de maio, e retornariam para seus Estados na quinta-feira. Um alto custo com passagens aéreas para nada ser votado. Portanto, uma semana de feriadão para os parlamentares pode até ficar mais barato para o país.

O senador Lasier Martins (PSD) pediu ajuda ao governador Sartori para que interceda em favor de reunião com Michel Temer sobre a duplicação da BR-116. A bancada gaúcha tentava um encontro para esta semana, mas o Planalto informou ao senador e ao deputado Afonso Hamm (PP) que a Casa Civil poderia receber a comitiva. Apesar da oferta, optou-se por priorizar a reunião com o próprio Temer e a expectativa é de que o encontro seja marcado na segunda quinzena de maio, quando o presidente retorna da Ásia.

O presidente do PMDB- RS, Alceu Moreira, confirmou à coluna que José Ivo Sartori é candidato a governador. Moreira aproveitou o jantar com Michel Temer, no Palácio da Alvorada, para informar o presidente da decisão do governador. No encontro, os presidentes regionais do partido apresentaram uma radiografia das pré-candidaturas nos Estados.

Às vésperas das eleições, o PSDB vive uma guerra interna. Os escândalos de corrupção, que chegam a Geraldo Alckmin, alimentam movimentos como o do ex-senador e atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, que levanta a bandeira de expulsão de Aécio Neves e substituição de Alckmin. Leia a entrevista com Virgílio em gauchazh.com/carolinabahia

SILVANA PIRES

Nenhum comentário: