sexta-feira, 6 de abril de 2018


06 DE ABRIL DE 2018
SUSTENTABILIDADE


O que a Virada Sustentável propõe para melhorar a cidade

PRESENÇAS DE GABEIRA e Ana Trajano e dezenas de eventos compõem a grade de atividades desta edição, que vai de hoje a domingo

Uma programação intensa vai promover apresentações, debates e oficinas voltadas a melhorar a vida na cidade neste fim de semana. De sexta-feira a domingo, a Virada Sustentável terá mais de 200 atividades em diferentes pontos de Porto Alegre para tratar de um desafio cada vez mais urgente: como agir agora, mas sem comprometer a herança para futuras gerações.

O pontapé inicial será dado por velho conhecido pelo envolvimento com a temática central do evento. A conferência de abertura, hoje, na Unisinos, será realizada pelo jornalista Fernando Gabeira. A pauta, porém, não será sua trajetória política, vinculada ao Partido Verde, mas seu programa de entrevistas e reportagens na Globo News, além da importância da educação para o desenvolvimento da sustentabilidade, tema desta edição da Virada.

- Escolhemos o Gabeira por causa do programa que vem fazendo, que mostra a questão da diversidade cultural brasileira e promove discussões sobre impactos ambientais nas comunidades - justifica o produtor executivo do evento, Vitor Ortiz.

O conceito de sustentabilidade está relacionado a atitudes que favoreçam a manutenção da existência e da permanência dos seres vivos e do planeta ao longo do tempo. Ou seja, é sustentável toda ação que atenda a uma demanda atual sem prejudicar a capacidade de as gerações futuras buscarem suas necessidades e aspirações. Iniciada em 2011, em São Paulo, a Virada Sustentável é um movimento de mobilização que envolve organizações da sociedade civil, órgãos públicos, empresas, escolas e universidades.

DE RODAS DE CONVERSAS A FEIRAS GASTRONÔMICAS

Nesta edição, a terceira na Capital, os esforços estão voltados à promoção dos 17 objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) a serem adotados por países do mundo inteiro até 2030 para que o planeta se torne mais sustentável. A gama é abrangente: vai desde acabar com a pobreza e a fome até a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, passando pelo acesso à energia elétrica e o crescimento econômico sustentado. Essas metas inspiraram a programação do evento que, pela primeira vez, será dividida em 14 áreas de interesse - as chamadas "trilhas" - relacionadas a esses temas.

Tem de tudo: desde rodas de conversa e discussões até shows musicais, feiras diversas e eventos gastronômicos. Alimentação saudável e consumo de produtos locais, inclusive, serão o principal tema dos eventos que ocorrerão no Parque Farroupilha, onde a chef Ana Trajano, especializada em cozinha regional brasileira, irá cozinhar ao vivo no sábado, às 15h, e outros chefs irão trabalhar o aproveitamento de alimentos da xepa da Ceasa em pratos elaborados, que serão distribuídos ao público. Já no Vila Flores, o viés cultural da gastronomia será o foco de uma atividade com refugiados e imigrantes capitaneada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

- Quando a gente convida refugiados para participar desse tipo de coisa, eles se sentem valorizados, porque podem dar visibilidade à cultura deles. E também é uma forma de inserção social importante. Eles ficam honrados em fazer parte da cidade - diz Karin Wapechowski, coordenadora do programa de reassentamento de refugiados em Porto Alegre.

BRUNA VARGAS

Nenhum comentário: