quinta-feira, 26 de abril de 2018



26 DE ABRIL DE 2018
ECONOMIA

O que está em jogo

O que deve ser julgado?

-Três desembargadores do TJ-RS, na 6ª Câmara Cível, devem avaliar se liberam ou não a realização da assembleia geral de credores da Ecovix.

-Desde dezembro de 2016, quando entrou com pedido de recuperação judicial, a dona do Estaleiro Rio Grande tem enfrentado dificuldades para avançar no processo.

-Conforme o diretor-geral da empresa, Christiano Morales, a assembleia já foi adiada em pelo menos cinco ocasiões. Recentemente, por conta de divergência na negociação, um dos credores, a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), conseguiu liminar para suspender a reunião.

Por que a empresa considera a assembleia fundamental?

- É uma das etapas necessárias ao plano de recuperação judicial. Sem avanço , não haveria apreciação nem votação do processo.

-"Com a liberação na Justiça, a assembleia pode ter a definição de uma nova data. Nela, os credores devem votar a favor ou contra o plano de recuperação", declara Morales, que diz estar confiante na aprovação do processo em eventual reunião.

-Caso o TJ-RS não libere a realização dessa etapa, a empresa ainda terá condições de recorrer, embora Morales reconheça que a manutenção do estaleiro deverá ficar insustentável com o decorrer do tempo.

-"Sem o avanço no plano de recuperação, o estaleiro tem condições de se manter, no máximo, por mais três meses", pondera o diretor.

Qual o valor da dívida?

-Estimado em R$ 7,6 bilhões. Entre bancos e fornecedores, são de 450 a 500 credores.

Qual a situação do Estaleiro Rio Grande?

-O complexo agoniza com a falta de novas encomendas de plataformas.

-Equipamentos que começaram a ser construídos, como a P-71, cujo contrato com a Petrobras foi cancelado, correm o risco de virar sucata.

-Na estrutura do estaleiro, o destaque é o dique seco, apresentado como o maior do Hemisfério Sul.

-Hoje, o complexo emprega 65 funcionários diretos e 60 indiretos - no auge do polo naval, em 2013, havia cerca de 10 mil trabalhadores diretos no local.

Como a empresa mergulhou em crise financeira?

-A onda de demissões bateu com maior força no polo naval a partir de 2014.

-À época, o surgimento da Lava-Jato e a descoberta de irregularidades em contratos da Petrobras balançaram estaleiros como o da Ecovix.

-A Petrobras passou a apostar em encomendas no Exterior, sob a justificativa de que, em relação ao mercado nacional, custos e tempo de entrega dos pedidos são menores em países como China.

-Conforme Morales, não há nenhum processo criminal em curso para penalizar possíveis responsáveis da Ecovix envolvidos em atos ilícitos.

Quais as projeções da Ecovix para o polo naval?

-Para preservar o Estaleiro Rio Grande e caso consiga aprovar a negociação da dívida, a Ecovix cogita atividades como atracação de embarcações e movimentação de cargas, reparos em plataformas, processamento de aço para a indústria metalmecânica e finalização da P-71, que a Petrobras decidiu construir na China.

-Até 2020, segundo Morales, a criação de uma nova empresa poderia gerar 1,2 mil empregos.

-"Há oportunidades para o estaleiro, um ativo estratégico. Será importante que o governo do Estado esteja próximo", diz o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande, Danilo Giroldo, presidente do Arranjo Produtivo Local Polo Naval e Energia.

Nenhum comentário: