terça-feira, 24 de abril de 2018


24 DE ABRIL DE 2018
RBS BRASÍLIA

Faz de conta na Capital Federal


Se depender do Congresso, nenhum assunto polêmico será votado até o final do ano. Daqui até as eleições, deputados e senadores apenas vão fazer de conta que estão legislando, quando, na verdade, estarão cuidando das suas vidas. Isso quer dizer, eles estão trabalhando para garantir a reeleição e o tão valorizado foro privilegiado. Em especial aqueles deputados que votaram para engavetar as denúncias contra Michel Temer querem ficar bem longe de novos desgastes. 

Quem, afinal, arriscaria desagradar ao eleitor em nome de um presidente da República todo enrolado? A Câmara deixou a medida provisória da reforma trabalhista caducar sem qualquer constrangimento. Uma irresponsabilidade dos deputados que, afinal, aprovaram o texto original da reforma cheio de buracos e distorções. A pauta econômica do Planalto, anunciada às pressas para compensar a desistência da reforma da Previdência, não passa de uma carta de intenções.

Outro que gosta de fazer de conta é o PT, que continua tratando Lula como preso político. E, por isso, insiste com os diversos pedidos de visitas e vistorias na sala destinada como cela na Superintendência da PF em Curitiba. Ontem, a Justiça do Paraná voltou a negar todos os pedidos, ressaltando que muitos não têm embasamento jurídico e que, sim, há "limitação do direito de ir e vir" de Lula. As visitas estão restritas aos familiares e advogados, como acontece com os demais presos da Lava-Jato.

Os parlamentares gaúchos precisam deixar bem claro para o Planalto que a duplicação da BR-116 é a prioridade absoluta da bancada. O Ministério dos Transportes ainda não tem essa percepção. O deputado Giovani Cherini (PR) acredita que ainda será possível pressionar pela liberação de mais R$ 25 milhões, além dos R$ 100 milhões já previstos para este ano. Já Darcísio Perondi (PMDB) pondera que o importante é gastar-se o que já se tem.

Michel Temer recebe os presidentes dos diretórios estaduais do PMDB para um jantar hoje no Palácio da Alvorada. Na pauta, as eleições deste ano. O presidente gaúcho do partido, deputado Alceu Moreira, disse à coluna que no momento é mais prudente ouvir e depois emitir opinião.

CAROLINA BAHIA

Nenhum comentário: