segunda-feira, 9 de abril de 2018


09 DE ABRIL DE 2018
OPINIÃO DA RBS

Faltou algo no palanque


Agora preso depois de ser protagonista de algumas das horas mais espantosas da história jurídica brasileira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá mais tempo para refletir sobre a dimensão e a quantidade de equívocos cometidos desde a decretação de sua prisão. A resistência oferecida por Lula e seus aliados ao cumprimento da Justiça, somada aos ataques ao Ministério Público, ao Judiciário e à imprensa, passa para a História como um capítulo de obscurantismo na trajetória do ex-presidente.

Escudado por sindicalistas e outros ativistas, Lula conseguiu postergar irresponsavelmente uma ordem de prisão ao pôr em risco imediato a integridade física das pessoas que o cercavam, sem contar a dos jornalistas que já vinham sendo covardemente agredidos e hostilizados por fanáticos lulistas. Mais do que isso, Lula zombou da Justiça - em seu discurso messiânico, alienado da realidade dos fatos, e na tentativa de retardar a execução da lei, à espera de que finalmente um dos incontáveis recursos às instâncias superiores encontrasse eco.

No palanque de São Bernardo do Campo, não faltaram representantes de movimentos e partidos que, como ficou evidenciado, gravitam em torno de Lula, que conseguiu unir em torno de si antigos dissidentes que esperam usufruir do legado de sua popularidade. O que faltou no palanque foi o bom senso que abreviasse a pantomina populista destinada a criar efeitos visuais para reforçar a encenação da resistência.

Com Lula preso e outros ameaçados, cabe agora às instituições democráticas, juízes e promotores à frente seguir na missão de resistir às manobras e pressões que visam, no fundo, enterrar a Operação Lava-Jato e tudo o que ela representa em esperança de transformação para o país.

UMA ALIANÇA BEM-VINDA

A consolidação da parceria entre PUCRS, UFRGS e Unisinos para inovação em Porto Alegre, a ser assinada hoje em Porto Alegre, tem potencial para transformar a capital gaúcha em uma referência em empreendedorismo de base tecnológica no país. E esse é um primeiro grande passo para reverter o esvaziamento e a perda de autoestima e dos talentos da cidade, que tem uma extraordinária matéria-prima intelectual, mas precisa de disposição e projeto estratégico para a transformação.

Não basta ser um centro de produção de conhecimento, tecnologia e inovação. Porto Alegre necessita urgentemente potencializar conexões locais, nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento social e econômico do Estado, dando oportunidades de trabalho e oferecendo melhor qualidade de vida para a sua população.

A assinatura dessa aliança em momento histórico é um exemplo de que só a união de forças pode mudar um cenário desalentador, marcado por um constante estado de grenalização.

Sem vaidades ou disputas mesquinhas, a iniciativa deve ser apoiada por todos os que se importam de fato com a cidade e o futuro de seus moradores.

OPINIÃO DA RBS

Nenhum comentário: