quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017


22 de fevereiro de 2017 | N° 18775
SEGURANÇA JÁ


Coronel é a quinta vítima de latrocínio na Capital no ano

SCHWALB MORREU NA MADRUGADA de ontem, no HPS, após ter sido baleado por assaltantes que levaram veículo

O coronel reformado do Exército Léo Edson Schwalb, 67 anos, morreu durante a madrugada de ontem no Hospital de Pronto Socorro (HPS), depois de levar dois tiros durante um assalto na tarde de segunda- feira. Mesmo sem resistir e entregando o veículo, Schwalb foi alvejado pelos criminosos, tornando-se a quinta vítima de latrocínio (assalto com morte) neste ano, em Porto Alegre, e a décima nas 19 cidades da Região Metropolitana monitoradas pela editoria de Segurança dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho.

Além da tristeza pela morte do militar, amigos demonstraram indignação com o fato. Por volta das 16h de segunda-feira, Schwalb estava em uma oficina mecânica na Rua Padre Caldas, no bairro Partenon, na zona leste de Porto Alegre, a cerca de dois quilômetros de sua casa. Enquanto sua Toyota Prado era consertada, quatro homens chegaram ao local em um Fiesta prata e anunciaram o assalto. O coronel teria levantado os braços e dito que poderiam levar o veículo. Mesmo assim, foi baleado na cabeça e na barriga, antes que o bando fugisse levando a caminhonete.

– Pura crueldade desses marginais que nos cercam todos os dias nas ruas e em qualquer lugar. Não existe mais hora e nem endereço certo. Estamos à mercê da total insegurança do nosso Estado e do Brasil todo afora – disse um amigo que conheceu o coronel na maçonaria.

Schwalb foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao HPS em estado grave. Foi submetido a cirurgias, mas não resistiu e acabou morrendo por volta das 4h de ontem.

Para o especialista em segurança pública Juan Mario Fandino, o assassinato do coronel é mais uma demonstração da perda de controle dos criminosos.

– É um processo de anomia (ausência de regras e normas) em que pessoas envolvidas na criminalidade vão perdendo o compromisso normativo e ético. Então, quanto menos controle existir, mais brutal elas se tornam – explica.

De acordo com Fandino, o aumento da violência e o crescente uso de drogas por criminosos tendem a agravar a situação.

– É o principal problema que a droga causa. Indivíduos estão perdendo os laços que os atam à sociedade – conclui.

A Toyota Prado foi encontrada pela Brigada Militar por volta de 21h de segunda. Estava estacionada na Rua Bom Princípio, no bairro Jardim Carvalho, também na zona leste. A caminhonete foi encaminhada para perícia. O latrocínio está sendo investigado pela 11ª Delegacia de Polícia. Até o final da tarde de ontem, não havia pistas dos criminosos, além da caminhonete.

AS OUTRAS VÍTIMAS

6 de janeiro – O senegalês Bassirou Diop, 33 anos, foi morto a facadas na Praça da Matriz, no Centro, por volta das 3h.
10 de janeiro – Pedro de Freitas Pinto foi baleado em assalto, às 15h30min, e morreu à noite em hospital. A vítima teria reagido à abordagem na Avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon.
5 de fevereiro – Homem teve o carro roubado à tarde e acabou morto a tiros na Rua São Carlos, bairro Floresta.
17 de fevereiro – Homem foi morto a golpes de facão em suposta emboscada armada por casal, na Estrada Rincão, bairro Belém Velho, às 21h30min.

Nenhum comentário: