quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017



09 de fevereiro de 2017 | N° 18764 
DAVID COIMBRA

Código de Conduta para Brasileiros nos Estados Unidos

Primeiro capítulo do Código de Conduta para Brasileiros nos Estados Unidos.

Antes de tudo, cabe uma explicação sobre o que é o Código de Conduta para Brasileiros nos Estados Unidos. O Código de Conduta para Brasileiros nos Estados Unidos é exatamente isso: um código de conduta para brasileiros nos Estados Unidos.

Feito esse indispensável esclarecimento, vamos ao ponto 1.

1. A Pizza.

Americano adora pizza, embora a pizza deles não seja tão boa quanto a nossa. A nossa vem cheia de coisa em cima. Às vezes, reconheço, até demais.

Aliás, deixe-me aproveitar para protestar contra certas barbaridades, como pizza de chocolate branco. Por favor! Não estraguemos a pizza nem o chocolate branco.

Outra: pizzas com quatro, cinco ou até seis queijos. É ridículo. Mistura o sabor dos queijos. Um só basta. Além do mais, suspeito que esse negócio de quatro queijos seja mentira. Os caras botam um queijo e dizem que tem quatro lá. Quem vai saber a diferença? Queijo tem tudo gosto de queijo.

Já a pizza americana é mais próxima da italiana, que, essa sim, é minimalista.

Mas isso realmente não importa. Importa é como os americanos comem a pizza: com as mãos nuas. Quer dizer: eles não usam talheres. Parece meio anti-higiênico, mas é prático. É que pizza é um troço difícil de cortar com a faca. Ela é meio elástica, melhor arrancar pedaços com os dentes, como o leão faz com a coxa do gnu.

Então, proceda como recomendam os médicos e as boas maneiras: lave as mãos antes das refeições e pegue seu pedaço de pizza com os dedos, feito macho.

Porém, há um porém. Se você for a Chicago, não deixe de comer a pizza da tradicional Pizzaria Uno. Eles criaram o que chamam de “deep dish pizza”, que, em livre tradução, seria uma pizza em prato fundo. A massa dessa iguaria de Chicago tem três dedos de altura, é crocante nas bordas e bem temperada no centro. Uma delícia. Que se come com garfo e faca.

Ou seja: se você for muito delicado e cismar que tem de comer pizza com talheres, vá para Chicago.

Aliás, o ponto 2 do nosso Código de Conduta tem a ver com hábitos de higiene, também. Eis:

2. A Escovação de Dentes.

O brasileiro escova muito mais os dentes do que o americano. Americano escova, basicamente, duas vezes: depois de acordar e antes de dormir. O saudável costume que temos de levar escova de dentes para o trabalho e fazer higiene bucal após cada refeição é considerado esquisito pelos americanos.

Isso me lembra de uma vez em que, depois de traçar uma espiral de coco com café preto no bar da redação, entrei no banheiro com minha escova em punho. O Paulo Sant’Ana estava lá e, ao me ver, comentou:

– Essa nova geração escova os dentes...

Achei engraçado. Na verdade, seria exatamente isso que os americanos diriam, se me vissem naquele momento. O Sant’Ana se daria bem nos Estados Unidos.

Oportunamente, publicarei mais capítulos do nosso Código. Aguarde.

Nenhum comentário: