sábado, 5 de abril de 2014


06 de abril de 2014 | N° 17755
PAULO SANT’ANA

Os pelos humanos

Sinto-me tentado a abordar novamente o assunto dos pelos do corpo humano.

Uma coisa que sempre estranhei é que há dois lugares no corpo humano em que jamais nasceram pelos: nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

Por outro lado, há pessoas que são peludas nos dedos dos pés e nos dedos das mãos.

Estranha-me também que as mulheres raspem os pelos nas axilas e os homens os cultivam sem apará-los.

Já os pelos que nascem junto às narinas e nas orelhas, nota-se que eles crescem e temos de apará-los. Pelo menos em mim isso se dá.

E os cabelos, esses temos de cortá-los periodicamente, assim como as barbas masculinas.

Há homens que não possuem barba, engraçado. O diretor da Rádio Gaúcha, Cyro Silveira Martins Filho, por exemplo, possui uma barba muito rala, como se fosse um menino de 14 anos.

Já comigo, crescem-me avassaladoramente as sobrancelhas e sou obrigado a apará-las a cada quinzena. Já as mulheres cortam as sobrancelhas em desenho artístico ou então as substituem por desenhos de lápis.

E nunca vi homem ou mulher que não tivesse sobrancelhas.

Já os bigodes, estes, quando crescidos, servem para os homens adquirirem o hábito de cofiá-los, o mesmo com a barba.

Mas há uma parte do corpo humano em que os pelos não são visíveis aos outros: refiro-me aos pelos pubianos.

Há homens que à medida que vão envelhecendo veem os seus pelos pubianos ficarem brancos.

Nunca ouvi falar que exista homem ou mulher que tinja de escuro os pelos pubianos quando eles embranquecem. Deve haver homens ou mulheres vaidosas que façam isso, mas nunca soube que existissem.

Lembro-me que, quando do golpe de 1964, surgiu uma anedota que dizia o seguinte sobre quem era golpista ou de direita: tinha pelos por dentro do corpo, isto é, era um gorila.

Não há bicho mais cabeludo do que o gorila. Por sinal, ele consegue ser mais cabeludo que o próprio bicho-cabeludo. E, pelo que conheci do bicho-cabeludo na minha infância, ele não tinha cabelo. Chamava-se também de maranduvá.

Mas também o próprio gorila não tem pelos nas palmas das mãos ou na sola dos pés, ao que eu saiba.

Os homens e as mulheres usaram um estratagema para ostentar pelos artificiais: as perucas.


Conheci um homem que usava peruca no peito, achava bonito e sensual ser peludo no peito, vejam só...

Nenhum comentário: