Raios
O investimento em energia solar cresceu 52% no Brasil entre 2019 e 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. No ano passado, cerca de R$ 13 bilhões foram direcionados ao setor. As usinas de grande porte são a sétima maior fonte de geração no país, mas participação vem crescendo.
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado brasileiro em capacidade instalada de energia fotovoltaica, atrás de Minas Gerais. Publicado em 2018 pela Secretaria de Minas e Energia, o Atlas Solar do RS é uma importante ferramenta para investidores e consumidores. Esse estudo mostra por exemplo, que a utilização de 2% da área não urbana do Estado apta a instalação de projetos fotovoltaicos seria suficiente para suprir praticamente toda a demanda por energia elétrica do Rio Grande do Sul.
Apesar de ser considerada uma energia limpa, um desafio vem merecendo especial atenção do setor: o descarte dos paineis depois de terminada a sua vida útil. Com a expansão do setor, aumenta também a produção do lixo colateral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário