quinta-feira, 19 de março de 2009



19 de março de 2009
N° 15912 - LETICIA WIERZCHOWSKI


Sábado não

Tem dias que é melhor a gente nem sair da cama. Opção que não está ao meu alcance, pois temos aqui em casa um bebê madrugador. Esta crônica, porém, não é sobre bebês, mas sobre aqueles dias onde tudo dá errado.

Este último sábado, por exemplo. Acordamos cedo, of course. Meu marido tinha um compromisso em Gramado, e meus filhos e eu fomos com ele. Fomos é modo de dizer, pois não chegamos muito longe. Da nossa casa até o aeroporto, gastamos cinco minutos. Mas, então, encontramos uma espécie de caos.

Ou todas as famílias porto-alegrenses estão com bebês madrugadores, ou alguma coisa tinha acontecido. Nove horas da manhã, e a avenida num engarrafamento paulistano. Do aeroporto até o Hotel Deville, levamos 55 minutos, e então uma amiga nos avisou que o problema era em Canoas.

Não foi um acidente que causara tamanho transtorno, mas um fato pensado e aprovado em três vias.

Pasmem: tinham fechado duas pistas da estrada que leva à serra e dá acesso à saída pro litoral. Sem avisos. Num final de semana. Vivemos a cultura do desrespeito: os cidadãos que se danem. Assim, danados, demos meia volta. Naquele ritmo, chegaríamos em Canoas depois do almoço. Que dirá em Gramado.

E o que fazer com a família, dez da matina de um sábado? Tive uma ideia linda: vamos à Fundação Iberê Camargo. Desculpo-me nestas linhas, pois eu ainda não tinha conhecido a Fundação (quem achar graça, é porque não teve filho pequeno que não dorme à noite).

Do pouco que pude ver, achei tudo lindo. Digo do prédio, é verdade. Sabem o que aconteceu? Fomos recebidos no museu com um clima esquisito, e só pudemos avançar até o primeiro salão. Acreditem: estavam fazendo uma filmagem, um trabalho a ser exposto no próprio museu no decorrer deste ano.

Em pleno horário de funcionamento. Assim, sábado de sol, a Fundação estava aberta para os incautos como nós, muito embora não estivesse aberta realmente. Dignamente, eu diria. E já na entrada recebemos o simpático aviso: falem baixo, que estão filmando aí. Gente, que vergonha! Isso lá é jeito de se receber alguém?

E me pergunto por que a filmagem não foi feita numa segunda-feira, quando o prédio permanece fechado. Mas filmavam num sábado, dia em que a Fundação deve receber muitos visitantes.

Danem-se os turistas que saem dos seus hotéis numa manhã linda de sol… Enfim, depois queremos ser cosmopolitas. Mas vai ver, eu mereço. Quem mandou demorar tanto pra ir até lá?

Nenhum comentário: