terça-feira, 24 de março de 2009


Por Vera Linden

OUTONAIS...

E, o outono está chegando.A suavidade dourada das folhas das castanheiras, dão um ar preguiçoso às areias brilhantes.O mar está lá em seu vai e vem constante, daquela cor, cujo verde invade o azul. É azul esverdeado ou verde azulado? Difícil definir uma cor tão bela e insinuante.

Há um debrum de um azul mais claro no horizonte....tempo de chuvas, falam os pescadores, preocupados com suas casas, tão perto das montanhas, à beira-mar.Atentos à invasão das águas, com os deslizamentos de terra. Heróicos homens,reféns dos climas, das intempéries. Sempre juntos à natureza,vivendo dela, quase em simbiose, dependendo de suas instabilidades.

No fim do dia, sentado em uma canoa, mestre Pedro, o decano dos homens do mar,dedilha uma canção...." - A moça olha pro mar, e o mar se encanta dela/ eu apaixonado fisguei meu olho nela/ o mar todo dia, quase acaba comigo/ mas, só quero estar consigo/ minha galega, minha loura formosa/ flor delicada e cheirosa/ vou pro mar, vou pro mar/ mas, tô preso no seu olhar (estrib.)"

Penso...quem está fisgada e presa para sempre sou eu, aos encantos do mar, as prosas de pescadores, suas histórias, lendas, suas receitas...à culinária capixaba, ao doce sabor do coentro.Seu aroma penetrando na alma.

Esta maneira suave de viver, tudo levinho, sem pressa , sem opressão. Eu vou ficando, sem vontade de sair. Se saio....quero voltar rapidinho.

Quero ir embora...não. Já sou, já estou, sou o Marlin Azul que se aventura em passeios, mas volta sempre e quer ficar, aqui na Costa, próximo aos rochedos e brincar com a espuma do mar, se divertir com as ondas e ir vivendo assim levinho, vinho, vinho..Vou pro mar, vou pro mar, mas tô preso no seu olhar......

Nenhum comentário: