quinta-feira, 28 de agosto de 2025


28 de Agosto de 2025
POLÍTICA E PODER - Rosane de Oliveira

Prefeito Melo, o senhor precisa ir à COP em Belém

Mesmo com a ressalva de que a rede hoteleira de Belém ultrapassou todos os limites da razoabilidade, o preço da hospedagem não pode ser desculpa para o prefeito Sebastião Melo cogitar a possibilidade de não participar da COP30, em novembro.

Vale o mesmo para o governador Eduardo Leite, que estuda fazer um bate-volta Brasília-Belém, por falta de hospedagem. Convenhamos que é pouco passar apenas um dia no evento mais importante do ano.

As agências de viagens que atendem os governos pensam nos limites das balizas colocadas nas licitações. Hospedagem tem de ser em hotel de pelo menos quatro estrelas etc etc. Por que não pensar "fora da caixa", com o perdão pelo uso desse clichê miserável? Por que não alugar um apartamento pelo Airbnb ou pelo Booking, e hospedar a delegação em uma casa que tenha cama decente, bom banho e ar-condicionado?

Nós todos temos obrigação com as futuras gerações em relação ao clima. Precisamos saber o que está sendo discutido, mesmo que a COP30 seja esvaziada pela ganância dos hoteleiros. Está na hora de as autoridades procurarem alternativas.

Irritado com a liminar que suspendeu o leilão para concessão da Usina do Gasômetro ao setor privado, o prefeito Sebastião Melo vai perguntar ao governo federal se quer assumir a gestão do centro cultural recém-reformado.

Bolsonaro dá uma espiadinha no policiamento reforçado

Diante do reforço do policiamento no condomínio onde mora, solicitado pela Procuradoria-Geral da República, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi fotografado na porta de casa, dando uma espiadinha no movimento. No Instagram, Michelle Bolsonaro fez um desabafo. Disse que está sendo um desafio enorme lidar com as incertezas e suportar as humilhações. _

Capital cria seu próprio Ideb

Para não depender exclusivamente do Ideb e das avaliações estaduais e nacionais para ter noção de como anda a educação na Capital, a prefeitura criou o Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Sameb-POA).

Um indicador semelhante ao Ideb, o Idepoa, também foi estabelecido para sintetizar os resultados das escolas. _

Stihl vai doar coletes a fiscais

A empresa Stihl se dispôs a doar coletes adaptados à utilização de câmeras para agentes da Vigilância Sanitária de Porto Alegre. O uso desses equipamentos pelos fiscais foi anunciado pela prefeitura, após críticas a ações de fiscalização.

A doação foi confirmada pelo vice-presidente de Marketing da Stihl, Romário Britto, após articulação do vereador Ramiro Rosário (Novo). Britto diz que a empresa aguardará a indicação dos modelos adequados para ceder à prefeitura.

As primeiras câmeras usadas pela Vigilância Sanitária serão cedidas pela Guarda Municipal. Os coletes da corporação têm espaço adaptado para acoplar o equipamento, o que não ocorre com a roupa usada pelos fiscais.

Ontem, Ritter esteve na Câmara de Vereadores explicando o trabalho da Vigilância Sanitária. Para surpresa de quem assistiu, ganhou mais apoio da oposição do que dos aliados do prefeito Sebastião Melo. 

POLÍTICA E PODER

Nenhum comentário: