quarta-feira, 6 de agosto de 2025


CENTRO DE PORTO ALEGRE

Centro de Porto Alegre - Antigo hotel de 1927 será revitalizado

Prédio quase centenário tem seis andares e passou por incêndio em 1991 e enchente em 2024. Atualmente, térreo é utilizado apenas como garagem. Estrutura vai abrigar apartamentos de 25 a 90 metros quadrados. Imóveis ao lado do edifício histórico também farão parte do complexo

Guilherme Gonçalves

O prédio do antigo Hotel Nacional, no Centro Histórico de Porto Alegre, será revitalizado para abrigar apartamentos e uma sala comercial no térreo. A estrutura, de 1927, foi atingida por um incêndio em 1991 e ficou alagada na enchente de 2024. O investimento previsto nas melhorias é de R$ 30 milhões.

O projeto é do Grupo Estrutura, incorporadora e construtora de Joinville (SC), em parceria com os donos do imóvel. Além de restaurar o antigo hotel, que fica na esquina entre as ruas Sete de Setembro e João Manoel, outras duas construções que ficam ao lado farão parte do complexo - uma de 1928 e outra da década de 1940.

- Queremos fazer algo diferente, apostando em uma construção histórica, o que nos traz algumas limitações na obra. Ela resistiu a mais de um evento catastrófico. No incêndio, como tudo era feito de madeira, se perdeu quase tudo que tinha dentro - diz Tiago Antunes, diretor do Grupo Estrutura.

O prédio do antigo Hotel Nacional tem seis andares. Os imóveis ao lado contam com cinco pavimentos cada. O projeto de revitalização tramita na prefeitura da Capital, mas a expectativa dos empresários é de obter as licenças nas próximas semanas.

O que será feito

Após o incêndio na década de 1990, o edifício foi comprado pela família do contador Diego Moreira. Os prédios ao lado também pertencem a ele. Em um dos imóveis, ficava seu escritório, que foi transferido no ano passado para a Rua Siqueira Campos.

Hoje, o térreo do antigo hotel é usado como garagem por Diego e seus funcionários. Depois que a reforma ficar pronta, a área será destinada a uso comercial. Nos andares de cima, o Grupo Estrutura fará 72 apartamentos, com metragem que varia de 25 a 90 metros quadrados. Não serão erguidos novos pavimentos.

- Identificamos um público (de potenciais compradores) que já vive no Centro, mas busca morar em unidades mais novas. O prédio terá infraestrutura completa: rooftop (terraço), piscina, espaço para pets e salão de festas - conta o diretor do Grupo Estrutura.

Do lado de fora, será mantida a cor cinza na fachada. Assim que a obra começar, serão 18 meses de trabalho. Ao longo do período, serão gerados 76 empregos diretos e indiretos, segundo os responsáveis. 

Nenhum comentário: