
O avião militar dos EUA em Porto Alegre
Às 17h13min de terça-feira, um Boeing C-32B branco sem prefixo - identificado apenas por uma pequena bandeira americana na lateral - aterrissou no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
O avião que veio ao Brasil dar suporte a uma missão diplomática permaneceu em território gaúcho até por volta das 20h, partindo, então, para São Paulo.
Alguns fatos chamaram atenção: a Receita Federal permaneceu cerca de uma hora e meia na escada da aeronave, conversando com parte da tripulação. Esse e outros momentos curiosos foram registrados pelo repórter fotográfico de Zero Hora André Ávila.
Linha do tempo do evento: 17h13min - A aeronave pousa na pista do aeroporto Salgado Filho;
17h32min - A tripulação abre as portas do avião;
17h37min - Desce parte da tripulação, carregando mochilas e malas. Chama atenção que alguns membros vestiam roupas civis, enquanto outros usavam indumentárias que remetiam a artigos militares. Algumas malas também sugeriam uso militar;
17h41min - A Receita Federal faz o primeiro contato com a tripulação. Destaca-se que eles permaneceram em contato com a tripulação por cerca de uma hora e meia. Pelos gestos, falas e conversas por aparelhos celulares, aparentava haver divergências na recepção aos americanos em solo brasileiro;
19h11min - Os funcionários da Receita deixam a aeronave.
A coluna questionou a Receita Federal sobre quais foram os trâmites realizados e se houve divergências ou desentendimentos, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição. _
Operação com conhecimento do governo brasileiro
Conforme a Embaixada dos EUA no Brasil, a aeronave prestava apoio a uma missão diplomática do país em território brasileiro. A Polícia Federal também confirmou à coluna que a operação contou com acompanhamento do órgão, que realizou procedimentos de migração, como a verificação de documentos e da lista de passageiros.
A GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos - segundo destino da aeronave -, também confirmou que a operação contou com conhecimento do Ministério da Defesa. _
Momento geopolítico tenso
Desde que o avião pousou, houve especulações principalmente devido ao momento de tensão entre os governos americano e latino-americanos.
Não apenas a crise tarifária e as pressões da administração Donald Trump sobre o Executivo e o Judiciário brasileiros alimentam o caldo de teorias conspiratórias, mas também a elevação da temperatura entre a Casa Branca e o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela.
Na terça-feira, Trump deslocou navios de guerra para a costa venezuelana e prometeu usar "toda a força contra Maduro". O líder bolivariano, por sua vez, mobilizou 4,5 milhões (cerca de 15% da população) de membros de uma milícia que, apesar do nome, integra as forças armadas oficiais da Venezuela. _
Outros pousos já geraram crises diplomáticas
Não é a primeira vez que a presença de uma aeronave militar estrangeira provoca curiosidade no Rio Grande do Sul. Em fevereiro de 2020, por exemplo, a coluna noticiou que um avião de transporte da força aérea britânica aterrissou no Salgado Filho.
Proveniente da Ilha de Ascensão, um Airbus A400M Atlas, conhecido como Atlas C.1 da Royal Air Force (RAF), fez escala técnica para, posteriormente, seguir rumo às Malvinas (Falklands, para os britânicos).
O pouso em Porto Alegre serviu para reabastecimento antes da retomada do voo até o arquipélago, reivindicado pela Argentina no Atlântico Sul.
Casos anteriores
O fato, porém, não é exclusivo nem recente. O uso de aeroportos brasileiros por aviões do Reino Unido já ocorre há anos. Tanto que, em 2015 e 2016, foi motivo de mal-estar entre os governos do Brasil e da Argentina. Em 2017, um documento do controle de tráfego aéreo do país vizinho veio a público, identificando seis pousos nos aeroportos do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Porto Alegre entre novembro e dezembro de 2016. Já em 2015, foram registrados 12 pousos.
Há, contudo, casos ainda mais antigos. Em 1983, o fotógrafo de Zero Hora Fernando Gomes flagrou o pouso de aeronaves da Royal Air Force na Base Aérea de Canoas a caminho das Malvinas. O fato, na época, gerou protestos do governo argentino - então comandado por uma junta militar - e quase levou os dois países a romperem relações diplomáticas. O clima de tensão afetou até mesmo a Copa Libertadores da América, adicionando tensão à partida entre Grêmio e Estudiantes, em La Plata, em 8 de julho de 1983.
Deputada federal, Fernanda Melchionna (PSOL) pediu informações sobre o avião aos ministérios da Defesa e dos Portos e Aeroportos.
Críticas a projeto de concessão parcial do Dmae
Convidado pelo vereador Mauro Pinheiro (PP) a expor seus argumentos na comissão especial da Câmara Municipal que acompanha o processo de concessão parcial do Dmae, o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado (Senge-RS), Cezar Henrique Ferreira, apontou visão crítica ao projeto da prefeitura.
O Senge recomendou cuidado com a modelagem no BNDES, ressaltou aspectos positivos da prestação do serviço do Dmae no passado, citou desestruturação do órgão e apresentou exemplos pelo mundo onde o serviço realizado pela gestão privada apresentou problemas. _
Investimentos para o RS
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, participou ontem de um painel internacional sobre atração de investimentos para o RS. O evento ocorreu em Los Ángeles, na região de Biobío, no Chile.
Polo apresentou o case do modelo de comitê de governança criado no Estado para o projeto da expansão da CMPC, que é o maior da história do RS (R$ 27 bilhões). O comitê reúne todas as áreas envolvidas no projeto para o monitoramento e governança em tempo real das ações. O ano de 2024 foi o com maior volume de investimentos privados no Estado: mais de R$ 100 bilhões. _
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