quarta-feira, 27 de agosto de 2025


27 de Agosto de 2025
POLÍTICA E PODER - Rosane de Oliveira - com Henrique Ternus

PSD de Leite faz strike nas prefeituras do PSDB

Nenhuma figura ilustra melhor o que o PSD fará com as prefeituras do PSDB no Rio Grande do Sul do que um jogo de boliche. Jogando em dupla, o governador Eduardo Leite e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, farão um strike nas prefeituras conquistadas pelos tucanos em 2024.

O barulho da queda dos 10 pinos na primeira bola do lance está ensurdecendo os que resistem no PSDB e explica a fúria do vereador Moisés Barboza, presidente do partido em Porto Alegre.

No sábado, das 9h ao meio-dia, na sede da Amrigs, em Porto Alegre, Leite e Kassab subirão ao palco para receber os troféus - mas o torneio continua e terá a grande final no início de abril, com a janela partidária que deve dizimar a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa e ainda levar o deputado federal Lucas Redecker para o PSD. A previsão é de que o PSD conquiste 30 dos 35 prefeitos do PSDB.

Prefeitos de Caxias e Santa Maria na lista

No evento batizado de O Futuro está Chamando - Encontro de Filiações, Kassab e Leite vão dar solenidade às transferências.

Entre os prefeitos que migrarão para o PSD, estão Adiló Didomenico, de Caxias do Sul, e Rodrigo Decimo, de Santa Maria, duas cidades consideradas "joias da coroa" no Rio Grande do Sul, porque estão entre os cinco maiores colégios eleitorais.

A eles se soma Luiz Zaffalon, de Gravataí, um dos municípios mais ricos da Região Metropolitana.

Hoje, o PSD tem um deputado federal, um estadual e 12 prefeitos. Entre eles, Pedro Almeida, de Passo Fundo.

Sem as amarras da fidelidade partidária, que prende os atuais deputados a seus respectivos partidos, o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, filiou-se ao PSD na noite de segunda-feira, em encontro privado com o governador Eduardo Leite, que abonou sua ficha. Pozzobom foi deputado estadual e cumpriu dois mandatos de prefeito de Santa Maria pelo PSDB. O ex-prefeito deve concorrer a deputado estadual em 2026. _

Com exceção de Kaká D?Ávila, os demais deputados estaduais eleitos pelo PSDB em 2022 (Delegada Nadine, Pedro Pereira, Professor Bonatto e Neri, o Carteiro) devem migrar em massa para o PSD na janela de março de 2026.

Assembleia aprova recriação da Secretaria da Mulher

Fruto de uma construção conjunta entre o governo Eduardo Leite e a oposição, a recriação da Secretaria Estadual da Mulher foi aprovada por unanimidade ontem, na Assembleia Legislativa.

O projeto, que teve 45 votos favoráveis e não recebeu votos contrários, segue agora para sanção do governador.

A articulação para a criação da pasta, que vai encadear as ações do governo em favor das mulheres, foi liderada pela deputada Bruna Rodrigues (PCdoB) e, depois, acolhida pelo Piratini. _

Leite não deveria convidar Nadine

Cotada para assumir a Secretaria Estadual da Mulher, a deputada Delegada Nadine não deveria ser convidada para o cargo. Ela pode ser a pessoa certa, no lugar certo, mas está no momento errado.

Ex-chefe de polícia, Nadine não esconde de ninguém que será candidata à reeleição em 2026. Logo, se for nomeada secretária, terá de se exonerar até o início de abril.

A deputada disse à coluna que não precisa do cargo para ajudar a Secretaria da Mulher, colaborando com quem for escolhida por Leite. _

Escolas públicas do RS ficam em segundo lugar no Enem

Há luz no fim do túnel quando o assunto é educação do Rio Grande do Sul. Os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 mostram que a rede estadual alcançou a segunda maior média do Brasil entre as escolas públicas estaduais no ano da enchente.

Considerando todas as redes de ensino, públicas e privadas, o RS obteve a quinta maior média do país. O desempenho, segundo a Secretaria da Educação, reflete uma consistência histórica, já que o Estado tem se mantido entre os três primeiros colocados no ranking das redes estaduais desde 2014.

Na rede estadual, o primeiro lugar ficou com o Colégio Estadual Tiradentes de Ijuí. A instituição, além de liderar o ranking gaúcho, conquistou o posto de escola da rede estadual com a maior média do Brasil, com 716,4 pontos.

Outro exemplo do empenho da rede estadual foi a Escola Estadual Guilherme Exner, de Presidente Lucena. Em 2024, a escola alcançou a maior média no Enem entre todas as instituições públicas do país com acesso irrestrito, ou seja, que não realizam nenhum tipo de processo seletivo para escolher os alunos.

No ranking geral da rede estadual gaúcha, a escola de Presidente Lucena ocupa a sétima posição. _

POLÍTICA E PODER

Nenhum comentário: