Lançamentos
Clara anatomia lírica (Edição do Autor, 88 páginas), do consagrado poeta alegretense Élvio Vargas, apresenta textos em prosa e poemas editados e inéditos. A edição é apresentada por Alcy Cheuiche e comemora o cinquentenário poético do autor, que foi integrante do Conselho Estadual de Cultura e ocupa cadeira na Academia Rio-Grandense de Letras.
Darwin por Darwin (Editora Zahar, 328 páginas, tradução de Maria Luiza X. de A. Borges) apresenta um panorama da vida e da obra de Charles Darwin, genial naturalista, viajante e autor do controverso A origem das espécies. Através de escritos selecionados por Janet Browne, o leitor encontra um retrato multifacetado, cartas, relatos de viagens, perda da fé, reações e outras essências de Darwin.
Racismo à luz do Direito, Sociologia e Criminologia (Martins Livreiro Editor, 820 páginas), alentada obra do ex-delegado, professor e promotor de Justiça Vilson Farias, apresenta com profundidade e pesquisa legislação, história, mito da democracia racial, o apartheid na África e a violência contra os negros no Brasil, entre outros tópicos altamente relevantes.
A propósito...
Hoje muito se fala em jornalismo, ética, comunicação, corrupção, valores, história do Brasil e participação social, entre outras coisas. Quem ler sobre a vida e a obra de Jayme Copstein no belo livro de Léo, certamente vai encontrar inspiração e valores para buscar bons caminhos. Jayme praticou bons valores em casa e na profissão.
Acima de tudo, mostrou que os grandes valores do humanismo devem prevalecer, que a liberdade e a democracia são patrimônios universais a serem rigorosamente preservados e que é fácil ser feliz, desde que a gente não se recuse. Jayme vive, segue interativo, longa vida para ele. Que bom que o Léo registrou esse homem, essa vida e ainda mais com lindas fotos em preto e branco.
Jaime Cimenti
Nenhum comentário:
Postar um comentário