29 DE NOVEMBRO DE 2019
INFORME ESPECIAL
O golpe de Jair Bolsonaro em Lula
A timidez da militância petista durante o julgamento de Lula, realizado ontem, em Porto Alegre, tem um grande responsável: Jair Bolsonaro. Contrariando o seu próprio estilo, o atual presidente vem, sistematicamente, ignorando o ex. Tem sido assim desde que o maior líder petista saiu da cadeia e chamou o capitão para brigar. A provocação ficou sem resposta direta. Surpreendentemente, Bolsonaro terceirizou a polarização e, com isso, desidratou possíveis reações. Foi um golpe de mestre, certamente aconselhado por algum interlocutor próximo.
Se Bolsonaro estivesse por aí chamando Lula de ladrão, de esquerdopata e de vagabundo, aposto que haveria bem mais gente nas ruas de Porto Alegre, que receberam um aparato de guerra à espera de um tsunami que não aconteceu.
É claro que havia também a chuva, a falta de verba para mobilizar os companheiros e um certo desânimo da outrora aguerrida militância. Mas a postura de Bolsonaro, ao não alimentar a tensão bipolar, teve um efeito decisivo no entorno do prédio do TRF-4. Fica provado que o presidente tem condições emocionais e cognitivas de evitar conflitos, quando isso convém a ele, o que, infelizmente, ocorre menos do que seria o ideal para o país.
Representatividade
A coluna reproduz o relato enviado por Moisés Pedone, prefeito de Mostardas, no sul do Estado.
"Após oito anos, estamos resgatando a maior festa do município, a Ovearte, Feira da Ovelha e do Artesanato em Lã, que terá a sua 19ª Edição. Somos um município de origem afroaçoriana, temos três comunidades quilombolas e uma cultura fortemente inscrita pelos negros.
Um caso inédito ocorreu e confesso que sentimos ainda o racismo em algumas pessoas quando a sociedade conheceu, após um concurso, a composição da Corte que representaria a nossa maior festa, 100% negra (foto ao lado).
Eu, como ser humano e principalmente na qualidade de prefeito, estou muito feliz. Mesmo sabendo que ainda exista racismo, estamos aqui, em Mostardas, vencendo essas barreiras.
A festa ocorrerá de 4 a 8 de dezembro. Haverá shows de Vitor Kley, Acústicos e Valvulados, César Oliveira e Rogério Melo e Israel Novaes. Forte abraço!"
TULIO MILMAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário