(Foto: Germano Lüders //VOCÊ S/A)
Da água para o vinho: conheça a Melhor Empresa para Trabalhar 2019
No comando da Kordsa no Brasil, João Augusto Teixeira revela o que fez para
virar o jogo da companhia e torná-la a campeã do Guia da VOCÊ S/AJoão
Augusto Teixeira, presidente da Kordsa, na fábrica da empresa em Camaçari
(BA).
Engenheiro químico graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Augusto Teixeira, de 46 anos, iniciou a carreira em 1996 em Estância (SE), na antiga Brahma, hoje pertencente ao grupo Ambev.
Em 2001, foi contratado pela Dusa, fabricante brasileira de fios e lonas de náilon e poliéster para pneus, que ficava no polo industrial de Camaçari, na região metropolitana de Salvador (BA). Quando a empresa foi comprada pela multinacional turca Kordsa em 2005, João permaneceu até 2008, ano em que foi trabalhar na Braskem, braço petroquímico da Odebrecht.
Convidado para retornar à Kordsa em 2011 como diretor de manufatura, ele deparou com um cenário crítico: problemas financeiros, funcionários desmotivados e o iminente fechamento da fábrica. Sem recursos para investir em inovação e infraestrutura, a estratégia de João e de toda a nova diretoria foi engajar os trabalhadores fazendo transformações consistentes na cultura e nas práticas de recursos humanos.
Na cadeira de CEO desde 2015, o executivo diz que as mudanças deram resultado. Com o lema “Reforçamos a vida” e operando no azul, o maior desafio do presidente, agora, é pensar no futuro, planejando a expansão e o crescimento da Kordsa para os próximos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário