sexta-feira, 4 de abril de 2014

Jaime Cimenti

Família em luta com o amor, o rancor, o luto e a solidão

Inseparáveis, romance do professor e escritor Alessandro Piperno, é o segundo volume da obra díptica intitulada O fogo amigo das lembranças, cujo primeiro volume é o romance Perseguição, lançado no Brasil pela Bertrand, finalista dos prêmios franceses Médicis e Femina e vencedor do melhor livro estrangeiro na França. Piperno nasceu em 1972 em Roma, onde mora.

Ensina literatura francesa na Universidade Tor Vergata e, em 2005, publicou, pela prestigiada editora Mondadori, seu primeiro romance, Con le peggiori intenzioni, que vendeu mais de 200 mil exemplares e recebeu o Prêmio Campiello como romance de estreia. Inseparáveis reapresenta os Pontecorvo, já protagonistas de Perseguição, e desata os nós do primeiro volume do trabalho díptico. Inseparáveis, em síntese, é a história de uma família que deve lutar com o amor, o rancor, o luto e a solidão, até o acerto de contas.

É uma narrativa atual, cruel e veloz, mas traz a cadência clássica de uma comédia humana que se repete de maneira atemporal. No fundo, os irmãos Filippo e Samuel Pontecorvo sempre foram inseparáveis um para o outro. Suas muitas diferenças não os distanciam: Filippo é indolente e avessso a qualquer atividade que não envolva mulheres, comida e histórias em quadrinhos.

Samuel é brilhante nos estudos, desajeitado com as mulheres e encaminhado numa carreira ambiciosa no mundo das finanças. Mas os destinos se invertem. De uma hora para outra, Filippo, por causa de uma charge de sua autoria sobre a infância violada aclamada pela crítica e pelo público após uma passagem por Cannes, se transforma em ícone.

Samuel, por outro lado, vive um momento de crise, entre um investimento de risco e um impasse sentimental catastrófico: na véspera do casamento, ele perde a cabeça por Ludovica, uma mulher introvertida e elegante que adora se masturbar. Nem Rachel, a mãe que os protege desde a nascença, vai evitar que os filhos cresçam e enfrentem os desafios da vida. No entanto, talvez ela possa defender, até o último momento, o impronunciável segredo que diz respeito a todos eles.


A relação com o passado e a neurose, o espírito de um tempo e a vulnerabilidade do homem diante do desejo estão na narrativa envolvente, profunda e que mostra um enredo humano, tragicômico e sedutor. Bertrand Brasil, 416 páginas, tradução de Marcello Lino, mdireto@record.com.br. 

Nenhum comentário: