terça-feira, 6 de setembro de 2022


06 DE SETEMBRO DE 2022
CHAMOU ATENÇÃO

Corrida pelo sonho de ouro

Em julho de 2017, um acidente de moto mudou a vida de Wallison Fortes, 26 anos, morador de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. Por conta das lesões, ele precisou amputar parte da perna direita. No entanto, usou o acontecimento como inspiração para lutar novamente por aquilo que, devido à idade, acreditava que não conseguiria mais: seguir carreira no esporte.

Hoje paratleta no atletismo, Wallison é recordista brasileiro nos 200 e 400 metros rasos. O próximo grande passo é participar dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para isso, é exigido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que o atleta tenha uma classificação internacional - algo que ainda não possui.

Para ter a tão sonhada classificação, Wallison viajará no próximo dia 11 para o Marrocos, onde disputará a sexta edição da Para Athletics Meeting Marrakech. Embora resida em Eldorado, o atleta passa mais tempo em Porto Alegre, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), onde treina seis vezes por semana.

Porém, mais do que conquistar medalhas, ele quer espaço para ser ouvido. Wallison sonha em contar histórias de superação e falar sobre os problemas diversos que pessoas com deficiências físicas enfrentam:

- Hoje, se tiram a deficiência de mim, acabam com o meu sonho. Mas nem todo mundo pensa da mesma forma, isso que quero mostrar para o máximo de pessoas possível - revela.

Produção: Leonardo Bender

Nenhum comentário: