O "avião gaúcho"
O investimento de R$ 300 milhões da Aeromot em uma unidade de montagem de aeronaves no Distrito Industrial de Guaíba terá como primeiro modelo produzido no Rio Grande do Sul o bimotor DA62, que tem valor de mercado estimado em US$ 2 milhões. Sim, de dólares.
A aeronave tem a marca da Diamond Aircraft, com sede na Áustria, da qual a Aeromot é distribuidora exclusiva no Brasil. Ou "era", porque passará a montar, além de distribuir os demais modelos. O objetivo da empresa é começar as obras do centro de montagem e tecnologia em Guaíba no próximo ano. Antes, precisa garantir o licenciamento ambiental e as chancelas necessárias dos órgãos de regulação da aviação civil. Serão gerados 500 empregos diretos e há estimativa de mais 800 indiretos. A expectativa é de começar a entregar os primeiros modelos do DA62 produzidos no CTAero a partir de 2025.
Conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o DA62 responde por 66% das entregas de aeronaves a pistão fabricadas desde 2018 no país. Conforme os dados disponíveis em catálogos, o modelo tem alta tecnologia embarcada. O motor Austro Engine AE330 tem 180 HP turbo de potência alimentado por combustível de jato (JetA-1), também conhecido como querosene de aviação. Como acessórios, oferece alerta de tráfego, radar meteorológico, sistema de oxigênio auxiliar e sistema de degelo (em altitude, as temperaturas podem ser negativas mesmo no verão).
A Aeromot Aeronaves e Motores S/A é uma empresa de tecnologia aeronáutica com 54 anos de atuação. Fornece soluções adaptadas para necessidades específicas ao mercado aeronáutico militar e de segurança pública, com destaque para o fornecimento de aeronaves e sistemas multimissão, além de atuar no setor privado. Desenvolve projetos de integração de sistemas, fabricação de peças e manutenção aeronáutica. Sua matriz fica em um hangar do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e ainda tem sede administrativa e industrial na Avenida Sertório, na capital gaúcha, e um hangar em Belo Horizonte (MG), no aeroporto da Pampulha.
Sete investidas na RBS Ventures
No lançamento oficial da RBS Ventures, ontem, os sócios-fundadores Fernando Tornaim e Mauricio Sirotsky Neto anunciaram que, até o final do ano, já terão sete empresas investidas. A empresa já tem parceria com Globo Ventures na Player 1, focada na cultura de jogos eletrônicos, e exclusividade na publicidade dos estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio. A empresa se define como "media capital", ou seja, usa seus espaços de divulgação como forma de se associar a negócios que considere estratégicos. Embora tenha como referência empresas como Google Ventures, Sirotsky Neto destacou que o modelo é inédito no Estado e, até onde se sabe, no Brasil. Também vai estudar aportes financeiros em negócios e parcerias com fundos e escritórios de gestão de patrimônio.
é o valor máximo do faturamento de empresas de energia solar para ter o Selo + energia sustentável, resultado de parceria entre Banrisul, UFRGS, Sebrae RS e Senai-RS. A iniciativa vai destacar até 30 negócios considerados integradores.
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