quarta-feira, 21 de setembro de 2022


21 DE SETEMBRO DE 2022
EM CASA

Em "Star Wars: Andor", o nascimento da rebelião

Novo capítulo da guerra nas estrelas, série estreia hoje no streaming

A versão original dos créditos de abertura de Star Wars: Uma Nova Esperança (1977) não avisavam que se tratava do Episódio IV de uma saga interestelar. Como vários outros detalhes, o subtítulo foi adicionado mais tarde por George Lucas, que, graças ao sucesso de sua trilogia original, acabou podendo contar as origens de Darth Vader, da República e do maligno Império Galáctico em uma outra trilogia, lançada entre 1999 e 2005, com os Episódios I, II e III, que ficou conhecida como "as prequels".

Mesmo que sempre tenha sido contraintuitivo que os filmes mais novos de Star Wars contassem uma história mais antiga que os originais, era relativamente simples compreender a cronologia da série de seis filmes. Desde a aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2012, contudo, e a profusão de novos projetos na franquia, os jedis não vivem apenas em uma galáxia muito, muito distante, mas também em uma linha temporal muito, muito confusa.

A nova trilogia criada pelo estúdio de Mickey em 2015, por exemplo, que segue os passos de Rey e Kylo Ren, se passa anos após a vitória de Luke, Leia e Han sobre o Império Galáctico no Episódio VI; enquanto os filmes Rogue One (2016) e Solo (2018) se passam no período anterior ao Episódio IV.

Mais uma era foi contemplada nas telas com Mandalorian, a série com o "Baby Yoda", que é ambientada entre as sagas de Luke (Episódios IV, V e VI) e Rey (Episódios VII, VIII e IX). The Book of Boba Fett também se passa nessas décadas de conflitos na galáxia.

E toda essa confusão de idas e vindas na linha do tempo nem leva em consideração as séries animadas da franquia, como The Clone Wars, Star Wars Rebels e The Bad Batch, que expandem ainda mais o universo dos jedis e dos lordes sith.

É bem no meio deste caos temporal que se encaixa o novo capítulo de Star Wars, que estreia hoje no Disney+. Com 12 episódios, que serão lançados semanalmente na plataforma de streaming, sempre às quartas, Andor promete mostrar como, afinal, nasceu e se desenvolveu a Aliança Rebelde. (Uma segunda temporada, também de 12 episódios, já está confirmada.)

Rebeldes

Ou seja, aqui o estúdio retorna ao sombrio universo pós-A Vingança dos Sith (2005), no intervalo entre a queda da Ordem Jedi/ascensão do Imperador Palpatine ao poder e a primeira grande vitória dos rebeldes ao roubar os planos da Estrela da Morte (foco de Rogue One, cujo final corresponde diretamente ao início do Episódio IV).

Assim, de certa forma, a produção se desenrola na sequência da série Obi-Wan Kenobi, lançada em maio deste ano também no Disney+, ambientada logo após o fim da República.

Como destaca a sinopse oficial, esta é "uma era repleta de perigos, enganos e intrigas", mas que testemunha o nascimento de um grupo de rebeldes capazes de mudar a história da galáxia.

O responsável por conduzir a trama do novo título é o velho conhecido do público Cassian Andor (Diego Luna), introduzido justamente em Rogue One.

Também retornam à produção Alan Tudyk, que dá a voz ao robô K-2SO, e Genevieve O?Reilly, que reprisa o papel de Mon Mothma, a quem ele também deu vida no Episódio III.

Memória

Mesmo que Andor, tal como outras produções de Star Wars lançadas pela Disney+ nos últimos anos, ainda deva funcionar para aqueles que não se recordam de detalhes do restante da franquia, a plataforma de streaming oferece todos os outros títulos da saga para quem quiser refrescar a memória antes de pular na nova jornada pelo espaço.

Para quem quiser uma visão cronológica dos eventos que levam até a Aliança Rebelde, é recomendável assistir a Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), Episódio II: O Ataque dos Clones (2002) e Episódio III: A Vingança dos Sith, que cobrem o fim da República, assim como a série de Obi-Wan (2022), sobre os eventos logo após a trilogia, e a série animada Rebels (2014-2018), sobre os rebeldes. Especificamente para quem não se importar com spoilers, Rogue One também é recomendado, visto que mostra o final da história de Andor.

Nenhum comentário: