03 DE MARÇO DE 2022
DAVID COIMBRA
O defeito da juventude
Os sumérios e os egípcios foram os primeiros a abrir escolas públicas no Ocidente. Naturalmente - eles eram povos comerciantes e precisavam registrar suas compras e vendas. Então, os garotos sumérios estudavam a escrita cuneiforme e os egípcios se dedicavam aos hieróglifos, nenhuma disciplina "boinha", como se dizia no IAPI. Eu preferiria trigonometria à escrita cuneiforme.
Há um relato delicioso sobre um menino egípcio que tentou subornar o professor com um jantar na casa dele - parece que passou de ano... Em todo caso, a figura do professor, do mentor, do mestre sempre foi fundamental. O mestre de Alexandre Magno foi Aristóteles, imagine. Não é por acaso que ele fez tudo o que fez aos 32 anos de idade.
E o que é o mestre? Ele é um controlador dos arroubos da juventude. É quem diz: "Calma!" É ele quem adverte: "Não vá".
Porque a juventude é bela, é fresca e está repleta de energia, mas seu problema é que não sabe esperar. É algo curioso: um jovem sabe que tem um mundo inteiro diante dele, mas isso não lhe dá paciência. O velho, não. O velho sabe que seus dias são poucos, mas pode passá-los, imóvel, sem fazer nada, até que aconteça o que ele queria que tivesse acontecido.
Digamos que você seja, por exemplo, o já claudicante Biden, presidente dos Estados Unidos. Você tem de enviar alguém para discutir com Putin a guerra da Ucrânia. Dessa discussão pode derivar a paz. A sua vontade é de enviar um rapaz que vem se destacando muito em Harvard, mas ele tem apenas 19 anos. Putin vai estraçalhá-lo. Então, você opta por alguém não tão brilhante, mas com mais tempo de vida e mais resiliência.
É assim. Certas funções são de confiança. Não adianta só ser bom, é preciso ter história. Caso da posição de goleiro do Grêmio. Ali, onde já pegaram Lara, Germinaro, Alberto, Arlindo, Leão, Mazzaropi, Manga, Danrlei e Grohe, ali não pode estar um novato, mesmo que seja dos que prometem ser grandes.
Hoje, o Grêmio não precisa só de um goleiro. Precisa de um mestre, que ajude os jovens a crescer. A juventude é sempre a idade mais doce da vida, é sempre uma época inesquecível. Mas, se você não dispuser de mecanismos para conter o arrebatamento de seus próprios hormônios em flor, talvez cometa erros que a tornem inesquecível, sim, mas não pelo lado bom da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário