sábado, 16 de abril de 2011



17 de abril de 2011 | N° 16673
DAVID COIMBRA


Velhos e novos conselhos para você

Depois de 20 anos de governo, um antigo faraó egípcio, Amenhemhat I, decidiu preparar sua sucessão e nomeou o filho mais velho, Sesóstris, corregente. Tomou então de um rolo de papiro e nele escreveu, em bem desenhados hieróglifos, uma série de conselhos que, julgava, seriam úteis ao rapaz quando o mando enfim fosse totalmente dele.

“Ouve com atenção o que te digo”, começava o faraó, “para que venhas a ser rei da Terra, para que possas prosperar”.

E depois alinhava as recomendações, seguidas dos respectivos arrazoados:

“Endurece com todos os subordinados – o povo só dá atenção a quem o aterroriza.”

“Não te aproximes de ninguém mal guardado.”

“Não te abras nem com um irmão.”

E assim por diante, até chegar ao pé da página e ao conselho mais importante de todos:

“Guarda para ti mesmo o teu coração, porque um homem não tem amigos no dia da desgraça”.

Um homem não tem amigos no dia da desgraça. Uma sabedoria velha de 45 séculos, válida há 45 séculos.

É que, na essência, o homem não muda. Decorridos 4.500 anos, se ainda estivesse respirando e se Sesóstris não tivesse cansado de esperar pela coroa dupla do Egito, Amenhemhat não teria muito mais a dizer a seu primogênito. Talvez uma ou outra sutileza, como:

“Mulher não gosta de homem bonzinho, Sesóstris. Mulher não gosta de homem que não tenha autoridade. Na verdade, ninguém gosta. Os bonzinhos são chatos.”

“Zagueiro tem que jogar com a mão e os olhos, mais do que com os pés. Quando o zagueiro está marcando, tem de ficar olhando para a bola a fim de se antecipar e ficar tocando no atacante para não deixar que ele fuja como um crocodilo se escondendo nos pântanos do Nilo. Jogue com as mãos, meu filho.”

“Sorria sempre, para todas as pessoas. Sorria ao chegar a qualquer lugar ou ao encontrar alguém pela primeira vez. Quando você sorri, o outro acha que está agradando. As pessoas não gostam de fazer mal a quem agradam. Além disso, o ato físico de rir transforma o espírito. Você ri e, sem nem notar, acaba ficando feliz.”

“Quando você for escolher o centroavante da Seleção do Egito, lembre-se: centroavante tem que fazer gol. Não importa se ele é grande ou pequeno, rápido ou lento, bom de bola ou pereba. Ele tem de fazer gol.”

“Todas as pessoas têm partes boas e partes más, mas as melhores pessoas são as que veem as partes boas das outras pessoas.”

“Um time tem que jogar com a bola no chão, Sesóstris. Bola levantada, só se você quiser que alguém cabeceie.”

“Se você precisa conhecer a fundo uma pessoa para ver o lado bom dela, talvez o lado bom dela não seja tão bom assim.”

“Goleiro de time grande tem que pegar todas as bolas defensáveis e algumas indefensáveis. Se ele só pegar as defensáveis, não é goleiro de time grande.”

“Os chineses, que têm uma história tão antiga quanto a nossa, vivem dizendo que você nunca se arrependerá de comer pouco. É verdade. E é verdade, também, que você irá se arrepender se, de vez em quando, não beber muito.”

“Não existe time bom que não tenha pelo menos um zagueiro ou um volante que saiba jogar. Lá de trás, a bola tem que sair macia como o vento no oásis para que, lá na frente, chegue aguda como a ponta da pirâmide.”

“O homem é um ser físico, até o faraó. Se você sente uma dor no dedinho minguinho, aquela dor se torna o centro do mundo. Portanto, cuide do seu corpo. Não arrisque sua integridade física inutilmente e, de preferência, nem utilmente.”

“Qualquer múmia pode ser lateral, porque o lateral não precisa cuidar do que está às suas costas e pode dar o passe para o lado. Não compre lateral para o Atlético do Cairo, Sesóstris, faça um novo.”

“Todos nós somos sobreviventes da adolescência, a idade em que somos mais estúpidos, mais angustiados e, em retrospectiva (e só em retrospectiva), mais felizes.”

“Não drible no meio do campo. Não serve para nada e atrasa o time. Driblar no meio do campo é como andar em círculos no Saara.”

E, finalmente, o conselho mais importante de todos, um conselho de rei:

“Use filtro solar”.

Nenhum comentário: