quinta-feira, 28 de abril de 2011



28 de abril de 2011 | N° 16684
PAULO SANT’ANA


Droga de esperança!

Que século! Noto que as abelhas pousam em copos de refrigerante diet.

Que século! Saíram os resultados da pesquisa Top of Mind da Revista Amanhã, 2011.

Estou ali figurando, pelo 20º ano consecutivo, como o colunista de jornal mais lembrado.

Os pontos que obtive nessa conceituada pesquisa popular jamais foram alcançados pelas centenas de premiados em todos os itens do certame, tenho 41,8 pontos contra 6 pontos do segundo colocado.

Não sei como pode esta coluna ser tão arrasadora.

Não entendo também como pode meu corpo estar tão combalido pelas doenças e meu cérebro e equipamentos sensitivos permanecerem intactos.

Faça frio, faça chuva, caiam as tempestades, mas há 40 anos os gaúchos leem todos os dias a minha coluna em Zero Hora. É mais que um hábito, é um vício, como o chimarrão ou a Coca-Cola Zero.

Como puderam essas milhares de colunas resistir a tanto? Como pude? Sem deixar me vergar nem pelas doenças.

Diariamente. Como pude?

Escrevi ou dei a entender há poucos dias que o Grêmio seria inevitavelmente desclassificado da Libertadores.

Baseei meu raciocínio no fato de que os dirigentes gremistas fizeram um time, em 2011, destinado a perder.

Tentei assim tirar da cabeça dos torcedores gremistas que eles nutram esperança com esse time que o Renato treina.

Por sinal, o mal do Grêmio é a esperança. A esperança arruína, ela entorpece os espíritos, que são enganados por ela.

Um time só avança quando os torcedores têm certeza e não esperança.

Não sem motivo quase sempre quem tem esperança é porque está desesperado.

Eu notava nas ruas que os torcedores do Grêmio tinham esperança de ganhar a Libertadores.

A esperança é uma droga que ilude, engana e mata.

No dia em que eu escrever que tenho esperança em determinado time, tenham a certeza de que não acredito nada nesse time.

E nas ruas havia a esperança, adubada pela incrível cegueira da crônica esportiva, que em nenhum momento advertiu os leitores, telespectadores e ouvintes de que o time do Grêmio é muito ruim e desabou quando Jonas foi vendido e André Lima lesionou-se, sem nenhuma ação da diretoria gremista para reforçar a equipe.

Nada fez a direção, nada. E já começou a colher os frutos de sua inação, anteontem.

Não existe esporte mais lógico que o futebol. Time bom tem chance de ser campeão.

Time ruim não pode ser campeão. Esse time do Grêmio enjambrado sem reforços e sem alternativas para o treinador é muito ruim.

Vai, portanto, ficar muito longe do título de campeão da Libertadores. Como eu já tinha escrito e como se confirmou.

Dali onde não se espera nada, dali é que nunca vem nada mesmo.

Nenhum comentário: