sábado, 30 de abril de 2011



01 de maio de 2011 | N° 16687
PAULO SANT’ANA


A volta de Delúbio

Está sendo refiliado ao Partido dos Trabalhadores o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

Delúbio Soares foi expulso do PT em 2005, depois de comprovada sua participação como coordenador do esquema de pagamento de propinas de R$ 55 milhões, dinheiro público, a inúmeros parlamentares.

O escândalo derrubou toda a cúpula do PT, inclusive o então ministro da Casa Civil, José Dirceu.

Agora, Delúbio Soares estava sendo reconduzido, na sexta-feira, à refiliação em seu partido de origem.

Delúbio tomou a palavra na reunião do PT, na semana passada, apelando em tom emocional: “Eu sou PT de formação e de coração. Portanto, quero voltar a militar no partido. A minha identidade política é a mesma do PT, preciso da minha identidade política de volta”.

Delúbio ficou emocionado em sua fala, clima que se transmitiu a toda a reunião.

Delúbio conteve o choro. O deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) disse comovido: “Eu sou católico. Para uma pessoa obter um perdão é preciso quatro coisas: o pecado, o arrependimento, a penitência e a promessa de que não vai pecar de novo. Perfeito, só Deus! As críticas à aprovação da volta de Delúbio não seguram dois dias de manchete de jornal”.

O senador Eduardo Suplicy, tido como uma das reservas morais do Partido dos Trabalhadores, declarou a respeito:

– Recaiu sobre Delúbio algo que foi responsabilidade do conjunto do partido. Ele sofreu punição por estar como tesoureiro, foi expulso, e, como não sou a favor da punição perpétua e, na medida em que ele se compromete a agir com correção, sou favorável à refiliação. Todos podem errar, o importante é aprender com os erros.

De certa forma, grande parte do PT admite que quase todo o partido acabou envolvido no escândalo.

E todos se compadecem com a situação de Delúbio Soares, que acabou expiando os erros junto de apenas poucos outros, entre eles o ex-deputado José Dirceu.

E a tese de que a punição não pode ser perpétua, de que toda pessoa que errou tem a oportunidade da regeneração, do perdão bíblico, acabou tomando conta do diretório.

E assim o PT se adianta à decisão penal do Supremo Tribunal Federal, que procrastina o julgamento dos envolvidos no mensalão, que pode se verificar em meados de 2012.

Delúbio Soares está de volta.

E se repercutiu o escândalo em 2005, fatalmente irá repercutir a refiliação de Delúbio.

Cá para nós, o que Delúbio tem de pior do que José Dirceu, que se envolveu no caso tanto quanto ele e vem se notabilizando, desde o escândalo, como uma eminência parda do Partido dos Trabalhadores?

Justiça se faça ao governador Tarso Genro, que à época em Brasília mostrou destemor ao romper intelectual e eticamente com os envolvidos, denunciando e pedindo punição dos culpados.

Nenhum comentário: